A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso. ... A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.
Tipos de caverna Elas se formam mais frequentemente em lugares onde há presença de calcário, uma rocha macia que se dissolve facilmente na água. ... Elas também podem se formar em rochas como gipsita, mármore e dolomita. Outras surgem quando rocha derretida, chamada lava, é expelida por um vulcão.
Nas cavernas é possível encontrar peixes, aranhas, pássaros, morcegos, baratas, cigarras, invertebrados variados, além de muitos fungos e bactérias. O professor dr. Marconi Souza Silva, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), investiga os ambientes subterrâneos.
A caverna se forma quando água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando “ocos” no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de caverna.
As estalactites e estalagmites são estruturas de rochas sedimentares quimiogênicas formadas dentro de cavernas. Elas são formadas pela precipitação de compostos dissolvidos em água que, ao serem formadas dentro de cavernas, são chamadas de espeleotemas.
Essas formações são denominadas estalactites, quando estão no alto; e estalagmites, quando estão para baixo. Ambas são formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas de rocha calcária, transportando parte do calcário desta.
As estalactites pendem do teto na forma de cones pontudos. Já as estalagmites têm aspecto parecido, mas crescem no sentido contrário, do chão para cima. Ambas surgem porque as rochas calcárias das regiões de cavernas costumam ser bastante solúveis – ou seja, facilmente dissolvidas pela água.
Materiais e Reagentes:
Além de paisagens de tirar o fôlego e trilhas com um toque mágico, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) esconde mais segredos do que se imagina. É na Gruta do Janelão, principal atrativo do parque, que se encontra a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.