Pantomima (do grego antigo παντόμῑμος, transl. pantómīmos: literalmente 'que imita em tudo') é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica. É a arte de narrar com o corpo.
Marceau, Chaplin e Luís de Lima Essa manifestação artística chegou ao século XX, quando vários artistas destacaram- se individualmente, como o brilhante ator francês da mímica Marcel Marceau, criador do personagem Bip, adaptado do pierrô da commedia dell'arte.
A mímica teve origem no teatro grego. Segundo alguns, estaria ela atrelada a uma das Musas – Polímnia – que, juntamente com Terpsícore (dança) e Calíope poesia) teria sido responsável pela educação de Apolo, antes de sua ascensão ao monte Parnaso.
É uma forma de expressão baseada em gestos e movimentos corporais e fisionômicos. Através da mímica uma pessoa pode passar idéias e pensamentos sem usar a fala, apenas fazendo sinais. A mímica pode ser 135 Page 4 considerada uma arte, pois muitos mímicos apresentam shows utilizando apenas gestos e expressões faciais.
Existem dois tipos de mímica teatral: a literal, a abstrata e aquela que combina as duas. A literal normalmente é usada na comédia e coloca um tema central de conflito com um personagem principal. Os espectadores tem clareza do que o ator está representando e da história.
substantivo feminino Arte de demonstrar, através dos gestos e/ou expressões faciais, os sentimentos, pensamentos, ideias, sem utilizar palavras; mímica. Ação de representar uma história utilizando somente gestos e/ou expressões faciais, geralmente, no teatro ou na dança.
Um mímico deve ser imediatamente reconhecido por sua maquiagem e roupa característica. Usar uma base branca no rosto é tradicional. Compre uma tinta branca não-tóxica e passe no rosto com uma esponja ou pincel. O tom natural da pele não deve aparecer abaixo da maquiagem depois de terminar.
Basta eleger um tema e pedir para os convidados escreverem nomes em papéis, que pode ser de filmes, personagens, bandas ou personalidades. Depois basta sortear e esperar a apresentação onde não dever ser dita nenhuma palavra. O jogo da mímica ajuda, além da socialização, no aperfeiçoamento para transmitir suas emoções.
Um exemplo de como favorecer a imitação e a reelaboração dos movimentos é a utilização de DVDs de espetáculos de dança. A criança aprecia, reconhece os signos desta linguagem artística, imita os artistas e depois reorganiza os movimentos à sua maneira, surgindo uma nova composição.
Seguindo a interpretação walloniana, entende-se o processo de imitação como um estado de fusão e diferenciação entre o sujeito e o modelo. E este modelo é, a princípio, o outro. A criança observa ativamente os outros que a atraem, há uma tendência de se unir a eles numa espécie de participação efetiva.
A Brincadeira Primeiramente, reúna as crianças sentadas em círculo e vá mostrando as imagens uma a uma, pedindo para que façam o som do animal. Depois, monte uma trilha no chão com estas imagens, ou seja: coloque as figuras espaçadas umas das outras, como se fosse um caminho a percorrer.
Mas o principal é sair pela casa, o quintal, o parque imitando os mais diversos animais. Escolha animais bem diferentes e que estimulem a chamada coordenação motora grossa, ou seja, que movimenta os grandes músculos e permite desenvolver o correr, pular, subir escadas, chutar ou jogar bola com as mãos.