EQST

No Todos Os Dias Ou No So Todos Os Dias?

Não é todos os dias ou não são todos os dias?

Existem as duas formas, mas elas não querem dizer a mesma coisa. “Todo dia” significa “todos os dias”, enquanto “todo o dia” equivale a “o dia inteiro”. ... Ou seja: “todo dia”, sem o artigo definido, significa “todos os dias”.

Vai-te ou vai te?

As formas corretas são «vai tu embora» ou «vai-te tu embora». Do ponto de vista da variação não aceite pela norma, verifica-se de facto que falantes portugueses mais jovens usam formas como «vamos "sembora"». O exemplo dado pelo consulente soma-se, portanto, às variantes dialetais desta expressão.

Estou tendo é certo?

substantivo deverbal Possuindo; ação de ter, de possuir, de receber: mesmo não tendo casa, ele preferiu gastar toda a herança no jogo. Etimologia (origem da palavra tendo). Forma Der. de ter. substantivo deverbal Ação de tender, de possuir uma inclinação ou aptidão para: eu tendo para o teatro, ela para a música.

Que ou qual dia?

Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.

Não são ou não é?

6 - "O prato do dia é (são) enguias fritas com ..." Em frases com o verbo ser seguido de nome predicativo do sujeito, o verbo concorda, geralmente, com este e não com o sujeito em frases do tipo das apresentadas na consulta. Portanto, diga-se: A distância entre A e B são dez quilómetros.

É para poucos ou são para poucos?

No caso de expressar quantidade (peso, medida, preço ou valor), o verbo “ser” permanece invariável e sempre no singular, ou seja, o correto é usar “é necessário”, e não “são necessários” ou “é pouco”, e não “são poucos”.

Vai-te significado?

Andar, caminhar, seguir.

Vai-te embora significado?

Expressão usual, quando não se gosta de alguém, pessoa de má indole, não benvindo em algum lugar. Pessoa de mal caráter numa discussão, onde um dos interlocutores, insatisfeito com a conversa, diz: vai-te embora carniça!

Pode ter tido É correto?

É certo que sim, mas em muitos contextos tanto faz dizer "teria" como "teria tido". lebenohnegebaeude said: "Se ele tivesse tido sorte, ele teria recebido o prêmio." Por exemplo, "Com mais sorte, ele teria recebido o prêmio".

Por que gerúndio é errado?

Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando. Não é errado usar o gerúndio.

Quando se usa em?

Quando se usa o "em" e o "no"? Não há uma regra fixa para quando se utiliza a contracção da preposição com o artigo ou quando esta vem sem o artigo. Há casos que representam variantes nacionais: no Brasil o uso é «na Espanha»; em Portugal fala-se e escreve-se, sobretudo, «em Espanha».

Não serão ou não será?

A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3.

É muito pouco ou são muito pouco?

e por predicativo palavras como "muito", "pouco" etc., o verbo "ser" fica no singular ("a expressão numérica é considerada em sua totalidade", dizem Celso Cunha e Lindley Cintra): "Mil reais é pouco para manter uma família"; "Duzentos reais é muito dinheiro por uma refeição", "Quatro anos é pouco".

São pouco ou é pouco?

No caso de expressar quantidade (peso, medida, preço ou valor), o verbo “ser” permanece invariável e sempre no singular, ou seja, o correto é usar “é necessário”, e não “são necessários” ou “é pouco”, e não “são poucos”.

Qual oração está correta de acordo com a concordância verbal e quase duas horas ou são quase duas horas?

O verbo continua o mesmo: Seriam quase duas horas quando ele chegou. São cerca de seis horas de voo. Eram mais ou menos três horas quando o presidente fez o anúncio. Um é pouco, dois é bom, três é demais.

Quando se usa a palavra Contudo?

Contudo é um advérbio com o sentido de «no entanto; todavia»: Comprei dois livros, contudo, ainda não os li. Com tudo significa «com todas as coisas»: Vi-me atrapalhado com tudo o que tinha para fazer.

Como substituir ter tido?

1 possuído, disposto, detido, portado, contado, reunido, gozado, desfrutado, fruído, usufruído, senhoreado, nutrido. Ter contido ou ter sido composto por: 2 contido, incluído, abrangido, compreendido, encerrado, apresentado, composto.

Quando usar o gerúndio?

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”