Você por acaso está notando alguns pontos pretos flutuantes em sua visão, e não faz ideia do que eles significam? Bem, eles podem ser as famosas 'moscas volantes', fenômeno tecnicamente chamado de miidopsia. Na verdade, podemos enxergar pontos, fios, teias ou ter a sensação de que insetos estão voando por perto.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
Há diversas “manchas” nos olhos. Podemos ter na região da conjuntiva (tecido que recobre o branco dos olhos) ou na íris (colorido dos olhos). Na conjuntiva há a “mancha” que cientificamente chamamos de nevus que geralmente é unilateral e benigna, aparece nas duas primeiras décadas de vida.
A mancha branca no olho, também chamada de leucocoria, aparece mais frequentemente na pupila e pode ser indicativa de doenças como o retinoblastoma, catarata ou distrofia da córnea, por exemplo.
Flashes de luzes podem ser sinal de descolamento (separação) entre vítreo e retina. ... O descolamento vítreo-retiniano é um processo fisiológico, ou seja, é comum ocorrer em pessoas mais idosas, em pós-operatórios de cirurgias oculares e após traumas oculares.
Geralmente podem surgir pequenos pontos pretos na vista após os 40 anos de idade, como um processo normal do envelhecimento. Os míopes têm um risco acrescido de desenvolverem flutuadores oculares. As moscas volantes em jovens, habitualmente, são causadas por espessamento das fibras de colagéneo.