O protocolo de triagem START (Simple Triage And Rapid Treatment, isto é, triagem simples e tratamento rápido) foi pensado para rápida avaliação em incidentes com múltiplas vítimas, categorizando-as em quatro categorias de cores que informam o nível de urgência necessária de atendimento.
Como é a categorização das vítimas triadas? No método START, as vítimas são classificadas pelo estado de gravidade e cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação no momento de evacuação e transporte da cena. Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida.
AMUVI é a sigla para Atendimento a Múltiplas Vítimas. Na última semana os Cadetes do 2° ano do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares da APMG participaram do Curso de Atendimento a Múltiplas Vítimas.
O socorrista deve agir com bom senso, tolerância e calma....Introdução
Como funciona o Protocolo de Manchester? A técnica é bastante simples, e consiste em classificar os pacientes que chegam ao hospital em 5 níveis. Para realizar essa classificação, o método utiliza 5 cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde e Azul.
Como é a classificação no Protocolo de Manchester?
O Protocolo de Manchester tem como principal objetivo determinar o tempo de primeiro atendimento médico do paciente de acordo com a prioridade clínica (gravidade).
A classificação é feita a partir das queixas, sinais, sintomas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, glicemia entre outros. Após essa avaliação os pacientes são identificados com pulseiras de cores correspondentes a um dos seis níveis estabelecido pelo sistema.
O Sistema Manchester de Classificação de Risco (SMCR) foi desenvolvido por enfermeiros e médicos do Reino Unido como estratégia para estabelecer, dentre a demanda de pacientes que se apresenta nas Emergências, quais os que, embasados em critérios clínicos, deveriam ter prioridade de atendimento(1-2).
Os objetivos do acolhimento com classificação de risco são "avaliar o paciente logo na sua chegada ao pronto-socorro, humanizando o atendimento; descongestionar o pronto-socorro; reduzir o tempo para o atendimento médico, fazendo com que o paciente seja visto precocemente de acordo com a sua gravidade; determinar a ...
Nível 1: reanimação – azul: atendimento imediato. Nível 2: emergente – vermelho: 15 minutos. Nível 3: urgente – amarelo: 30 minutos. Nível 4: menos urgente – verde: 60 minutos.
O significado das cores
Triagem significa classificar ou priorizar itens e classificação de risco não pressupõe exclusão e sim estratificação a partir de protocolos preestabelecidos.
É a identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, usando um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada em protocolo e aliada à capacidade de julgamento crítico e experiência do ...
A triagem determina quem vai receber tratamento primeiro, e tem como objetivo organizar e assegurar a assistência qualificada ao paciente, de acordo com o risco. Os serviços de emergência fazem parte de hospitais e recebem pacientes de todos os níveis de gravidade, necessitando de recursos humanos especializados.
Após a observação inicial por parte do pessoal médico ou paramédico, cada vitíma deverá ser etiquetada com um dispositivo designado por etiqueta de triagem. Isto identifica o paciente e o seu diagnóstico e identifica também a prioridade do paciente em relação ao tratamento médico e à evacuação do local do acidente.
Nas Unidades Básicas de Saúde os pacientes passam inicialmente por uma “pré-consulta” onde são aferidos sinais vitais, peso, altura, etc; sendo posteriormente atendidos pelo Enfermeiro na Consulta de Enfermagem, e/ou pelo Médico ou outro profissional na consulta específica.
Significado de Triagem substantivo feminino Separação; processo através do qual os pacientes são separados por ordem de acordo com a gravidade de sua condição: triagem médica.
A triagem neonatal contempla o diagnóstico presuntivo, o diagnóstico de certeza, o tratamento, o acompanhamento dos casos diagnosticados e a incorporação e uso de tecnologias voltadas para a promoção, prevenção e cuidado integral.
Triagem é uma separação, escolha, seleção, ou seja, um funcionário da unidade ouve a queixa do paciente e seleciona para qual profissional da unidade ele irá encaminhá-lo enquanto que acolhimento é a humanização dos serviços de saúde.