O coletor, ou copo menstrual, é fácil de usar, mantém a umidade natural da vagina, já que é mais fácil para entrar e sair em comparação ao absorvente interno, e não deixa cheiro, já que o sangue não entra em contato com o ar e não oxida.
Dito isto, às vezes pode ser difícil segurar seu copo ou quebrar o vácuo. Isso pode acontecer se o copo migrar mais para cima no canal vaginal ou se formar uma vedação contra o colo do útero.
No entanto, enquanto o coletor menstrual tem o formato de um copinho e fica posicionado no canal vaginal, o disco menstrual tem o formato de uma concha, semelhante ao diafragma, e fica posicionado próximo ao colo do útero.
Se em algum momento você tiver dificuldade de remover o coletor, relaxe a musculatura pélvica (ficar tensa pode tornar o procedimento mais difícil), mude de posição e procure com os dedos retirar o vácuo de dentro do copo. Fazer força com a musculatura do períneo, como se fosse evacuar, também pode ajudar.
O correto é que o copo não provoque dor nem desconforto durante o seu uso. Se ele estiver inserido de forma certa, você vai até se esquecer que o está usando durante alguns períodos do dia.
Para facilitar esse processo, você pode escolher a melhor posição para retirá-lo, assim como faz para inseri-lo em seu canal vaginal. Um exemplo é ficando agachada, na posição de cócoras, e fazer força pélvica para que o copinho desça e saia de uma forma mais fácil e tranquila.
Pouco a pouco, o coletor menstrual tem conquistado mais adeptas. Mas, principalmente no início, a relação das mulheres com o copinho vem acompanhada de uma série de dúvidas. Ainda bem que, com a Violeta aqui, nenhuma questão fica no vácuo (entendeu?).
Na maioria dos casos, não, pois o coletor obstrui o canal vaginal. Porém, os coletores menstruais descartáveis, como o coletor menstrual Prudence Softcup, são bem menores e ficam inseridos mais profundamente, permitindo que a mulher tenha relações sexuais sem desconforto para ela para o parceiro.
Então, se você e o seu Violeta Cup ainda estão se conhecendo, depois de inseri-lo, lembre-se de verificar se o coletor abriu da maneira correta. Para fazer isso, tente girar o copinho ou mesmo puxá-lo levemente. Se ele apresentar resistência, ok. Tá tudo certo. Agora, se ele se mover, você precisará entrar em ação. Claro que você pode retirar o Violeta Cup e iniciar o processo novamente, mas uma alternativa bem bacana também é a seguinte: com o coletor ainda em seu canal vaginal, deslize seu dedo médio pela lateral do coletor. Este movimento deve ser suficiente para que o ar entre e expanda o copinho, criando o vácuo que impedirá qualquer vazamento.
Coletores menstruais de boa qualidade e bem cuidados podem durar vários anos. Sendo assim, se você tem facilidade em usar o coletor, ele pode ser uma ótima opção para usar durante a menstruação.
Tamanho XL – Recomendado para mulheres com patologias uterinas que provoquem grandes perdas de sangue (menorragia). O coletor tamanho XL tem 4,7 cm de diâmetro e 5,6 cm de comprimento, com uma capacidade total de 42 ml.
A essa altura, você já deve ter pesquisado as melhores posições, bem como as diferentes dobras para a inserção do copinho que, uma vez colocado no canal vaginal, ele se desdobra, se ajustando ao seu corpo, certo?
Manter a calma é essencial nesse momento! Por isso, se está ainda no processo de adaptação, tente retirar com poucas horas de uso, se não conseguir, espere, relaxe e tente novamente mais tarde.
Uma mulher perde, em média, 60 ml de sangue a cada ciclo menstrual. Portanto, na maioria dos casos, o volume de armazenamento do coletor é suficiente para não haver vazamentos.
Não é recomendada a utilização de panelas de alumínio ou de teflon, pois soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone do coletor. Para não correr riscos, pode optar por comprar uma panelinha vendida por algumas marcas de coletores.
Tamanho M – Recomendado para mulheres que ainda não tiveram filhos. O coletor tamanho M tem 4,1 cm de diâmetro e 4,8 cm de comprimento, com uma capacidade total de 28 ml.
Para saber o seu comprimento, no banho após lavar bem as mãos e a região íntima, deve inserir o dedo no canal vaginal, até tocar numa estrutura arredondada que será o seu colo do útero. Este teste deve ser feito de preferência durante o período menstrual, pois dependendo da mulher a sua posição pode mudar ligeiramente.
Se isso não funcionar, tente uma posição diferente. Às vezes, mudar de posição pode fazer toda a diferença. Se você estiver agachado, tente colocar um pé na borda da banheira.