Rezada desde os primórdios na liturgia bizantina, a Ave Maria foi adicionada à liturgia latina por São Gregório Magno, o organizador do canto gregoriano, como antífona do ofertório.
Em latim, ninguém fazia essa confusão porque o animal com pena é 'avis' e a saudação feita à Maria é 'ave'. Como 'avis' virou ave, em português, as duas palavras ficaram com mesma grafia. 'Ave' é uma saudação. Vem do verbo 'avere', que significa 'passar bem'.
AVE MARIA, CHEITA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO. BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE JESUS. ... Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. ” (Lc 1,28- 31), não é admitido chamá-la de “mulher qualquer”.
A interjeição AVE vem do latim, tendo sido bastante utilizada pelos romanos para demonstrar: alegria, regozijo, felicidade. Servia para saudar (cumprimentar) efusivamente alguém. Além de poder ainda significar um oi, ou olá, significa, em essência, um solene SALVE!
Ave quer dizer salve. A palavra não tem nada a ver com o cristianismo. Era forma de saudação na antiga Roma.
O coletivo de pássaros pode ser: Revoada; Bando.
SEPARAR EM SÍLABAS
Agora se a palavra composta estiver um verbo ou um termo invariável, como acontece no caso da Ave-Maria, somente o segundo termo deverá ir para o plural. Sendo assim, a forma correta de escrever o plural de Ave-Maria é Ave-Marias.
Pessoa com grande ambição, que não olha a meios para atingir o que quer. Pessoa ou coisa com características originais e pouco frequentes .