A população mesopotâmica nasceu através das conquistas de dois principais povos: os sumérios e os acádios. Depois deles que se formaram outros, como os babilônios, assírios e hititas. As primeiras cidades da civilização mesopotâmica – Ur, Uruk e Nippur – foram construídas pelos sumérios.
Império Mongol
História Geral. A grande Civilização Micênica foi formada na Grécia continental a partir de 1600 a.C., com a construção de grandes cidades e a existência de intenso comércio com outros povos.
A Civilização Micênica existiu na Grécia durante o período Pré-Homérico. Os micênicos, também conhecidos como aqueus, viveram seu auge entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Foram responsáveis por assimilar os cretenses e formaram uma civilização que se organizava em cidades fortificadas.
A Civilização Micênica considerada uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega pela grande disseminação artística e pela avançada organização política que via as mulheres com igualdade. ... O sistema político e econômico era centrado na figura do rei, mas pouco se sabe sobre a hierarquia social da época.
A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do mar Egeu, e floresceu aproximadamente entre o século XXX e XV a.C. Foi redescoberta no começo do século XX durante as expedições arqueológicas do britânico Arthur Evans.
Os cretenses foram um povo que formou a Civilização Minoica, na ilha de Creta, localizada no mar Egeu.
A civilização minoica passou pela transformação de uma economia agrícola para uma economia baseada e voltada para o comércio exterior, com outros povos e outras culturas. Por exemplo: em suas trocas comerciais negociavam metais como o cobre, com Chipre e o ouro com o Egito.
Por volta de 1400 AC, esta cultura minoica foi destruida por outra de um povo muito inferior, talvez os filisteus que, nas suas migrações em direcção ao este, destruiram a cultura minóica de Creta. A partir daí, Creta perdeu a sua importancia na história. Creta foi destruida por conta de rivalidades comerciais.
A Grécia micênica era dominada por uma sociedade de elite guerreira e consistia de uma rede de estados centrados no palácio que desenvolvia rígidos sistemas hierárquicos, políticos, sociais e econômicos. Na liderança desta sociedade estava o rei, conhecido como anax.
Considerada pelos historiadores uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega, a Civilização Micênica apresentava grande disseminação artística. Além disso, apresentava uma organização política bastante avançada, vendo, inclusive, as mulheres com igualdade.