Basta ir até o site da prefeitura, selecionar a opção serviços e ir até a parte de tributações. Nela, o usuário deverá clicar na opção IPTU – Emissão de Boletos e informar o número de registro do imóvel. Esses dígitos estão presentes na documentação de posse do terreno ou em contratos de locação, por exemplo.
Para conseguir a aprovação é necessário comparecer a Praça de Atendimento com documentos pessoais em mãos (RG, CPF e CNPJ se for para uma empresa), a planta do imóvel e da alteração desejada, recibo do IPTU atual, e a descrição detalhada das alterações desejadas junto da guia quitada de arrecadação da taxa e preço ...
A inscrição consultada pela internet é realizada por meio do site da prefeitura ou da fazenda. Sendo possível consultar o número do IPTU pelo CPF. Obs: Alguns sites podem estar desatualizados e se não estar conseguindo encontrar essas informações, procure a prefeitura ou ligue para melhor de informar.
Todavia, embora o lançamento se concretize no dia 1º de janeiro de cada exercício, a data de vencimento da prestação poderá ocorrer em outra data, como cota única, ou em parcelas mensais, trimestrais ou semestrais, todas vencíveis durante o decorrer do exercício.
Faça a consulta da situação fiscal do seu imóvel. Você só precisa digitar o nº do seu IPTU (também conhecido como nº de SQL ou nº do contribuinte). Se aparecer a mensagem “DEVEDOR - DÍVIDA ATIVA”, você pode gerar o boleto para pagamento desse débito – pode inclusive parcelar esse débito.
É possível parcelar a dívida ativa? Ao ser inscrito na dívida ativa, o contribuinte passa a ter seu nome sujo, e é preciso regularizar essa situação. A dívida pode ser paga em parcelas, e o tipo de parcelamento depende de cada estado ou município. A União oferece o parcelamento em até 60 vezes.
Parcelamento do IPVA Após consultar os débitos no site da PGE/SP com o número do documento do veículo, o contribuinte poderá liquidar ou parcelar os débitos no portal de Dívida Ativa. No site, deve clicar em “Consultar débitos”. O sistema retornará com as dívidas referentes ao veículo que poderão ser parceladas.
PROCEDIMENTOS PARA SOLUCIONAR O CANCELAMENTO DO PROTESTO DA DÍVIDA.