Como calcular e adicionar pregas à um molde
Prega fêmea Também é formada por duas dobras, em sentidos opostos, porém o volume dos tecidos cai para trás, proporcionando à cortina um caimento reto. O modelo é mais utilizado nas salas de estilos clássicos devido a seu caimento. Assim como as anteriores, pode ser usada em varão ou trilho.
Multiplique a medida da sua cintura por 3. Se a medida for menor que 1,50m você precisa comprar só o comprimento da saia que você quer somado com 30cm para cós e margens de costura. Se a medida da sua cintura multiplicada por 3 for maior que 1,50m você precisa de 2 vezes o comprimento escolhido, mais 30cm.
Multiplique a largura do varão ou trilho pelo fator de franzimento. Exemplo: Cortina no varão que vai cobrir uma parede de largura 3,50m (tamanho do varão) usando um tecido de 3 ou 2,80m de largura. Se for tecido leve, para uma cortina com franzimento padrão: 3,50m x 2.
Meça a largura da janela (2 m, por exemplo) e multiplique por dois: 2 x 2 = 4 Então tire a medida da altura (digamos que o pé-direito tenha 2,60 m) e some 60 cm, medida suficiente para a confecção da barra e do cabeçote: 2,60 + 0,60 = 3,20 Por fim, multiplique os resultados: 4 x 3,20 = 12,80 m A fórmula vale para um ...
Procedimento
Tamanho tecido:3,00(largura) x (até 2,70 de altura) A cortina de 3,00 metros é ideal para varão de até 1,50 metro de largura, pois o tecido sempre precisa ter o dobro de largura, para dar franzimento.
- O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1,5 metros, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3 metros de largura.
❚ COMPRIMENTO O ideal é que a cortina apenas toque o chão. Se houver sobra – essa bainha extra é chamada de arraste –, deve ser de no máximo 4 cm.
No varão duplo para cortina, em cada varão irá um tecido diferente. Por ser duplo, você poderá colocar uma cortina de blecaute atrás e um tecido leve e suave na frente, criando uma composição com muita funcionalidade no seu dia a dia.
Se o seu pé direito for alto, coloque o varão na distância do meio entre a parte superior da janela e o teto. Isso trará uma sensação de maior amplitude no ambiente. Agora, se o pé direito não for muito alto, tente colocar o varão a pelo menos 20cm da parte superior da janela.
Vamos lá: 1) O tamanho da cortina é realmente algo muito pessoal, porém na sala de estar ou jantar, o ideal é que você use uma cortina longa. Só use uma cortina mais curta se houver algum móvel que impeça o caimento total da cortina.
Tabela Comparação das Melhores Cortinas
Nesses casos, as melhores escolhas são cortinas em seda, linho, sarja ou até mesmo richelie – todas em tons claros.