São classificadas em: Limpa: ferida cirúrgica consequente de uma cirurgia eletiva, não traumática, não infectada, não havendo penetrado no trato digestivo, respiratório, genito-urinário e nem na cavidade orofaríngea.
Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.
5 passos para curar uma ferida mais rápido
Feridas patológicas São as resultantes de fatores sistêmicos: deficiências proteicas ou doenças pré-existentes, como Diabetes Melito (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). O "pé diabético" é um exemplo de ferida patológica.
Segundo o NPUAP, o método de classificação mais amplamente revisado, as úlceras por pressão classificam-se: Estádio I – Lesão eritematosa não esbranquiçada em pele intacta. Descoloração, aumento de temperatura, edema ou endurecimento podem ser indicadores.
Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?
Após o processo operatório, normalmente nos três primeiros meses, a cicatriz vermelha, assim chamada por muitos, é natural, tendo a necessidade, por parte do paciente, em atentar-se ao contato direto com o sol, o que pode ocasionar também no escurecimento da cicatriz.
Informamos que você não deve usar Cicatricure Gel sobre tatuagens, já que não é indicado para isso. Sugerimos que você suspenda o uso.
Cicatrizes hipertróficas ou quelóides podem ocorrer após tatuagens. Os principais tratamentos para essas anormalidades cicatriciais são: aplicação de corticóide, excisão cirúrgica, betaterapia, compressão e uso de pomadas (como cicatricure) que podem amenizar as cicatrizes.