Com técnicas tradicionais e novas tecnologias, os indígenas conquistaram uma fonte de renda e reavivaram sua cultura. A mandioca, que também pode ser chamada de aipim ou macaxeira, é a base da alimentação de mais de 800 milhões de pessoas no mundo inteiro.
"Mandioca" origina-se do termo tupi mãdi'og, mandi-ó ou mani-oca, que significa "casa de Mani", sendo Mani a deusa benfazeja dos guaranis que se transforma em mani-oca.
Tais técnicas envolvem procedimentos como retirar a casca da mandioca, ralar a raiz, prensar a polpa resultante para retirar as toxinas, ferver a polpa para evaporar o ácido cianídrico, ou ainda fermentá-la para a produção de cauim, a bebida alcóolica tradicional nas sociedades indígenas do Brasil.
A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos ---o alimento in natura cozido possui 125 calorias e 30 g de carboidratos em 100 g.
A mandioca tem origem na Amazônia brasileira e hoje é consumida até muito longe daqui, em outros continentes. ... Muito rica e nutritiva, fornece energia e é um dos mais ecléticos alimentos brasileiros.
Euphorbiaceae
- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. ... A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos.
A mandioca, ao longo do tempo, vem sendo propagada vegetativamente pela interferência humana, contudo manteve a reprodução sexuada ativa, promovendo a amplificação da variabilidade genética e possibilitando aos melhoristas selecionar genótipos de maior importância agronômica.
Nessa planta, as flores são unissexuadas, monoclamídeas, sendo o único perianto existente denominado de cálice, embora exista a dúvida se são pétalas, podendo ser melhor tratados como tépalas. Na parte superior da inflorescência encontram-se as flores masculinas, sendo as femininas distribuídas na base.
Assim, nasce o nome manioca (ou casa de Maní), para depois virar mandioca.
A partir da raiz da mandioca (Manihot esculenta), são produzidas: as farinhas seca, d'água e mista; a goma ou fécula; o tucupi; e a farinha de tapioca. O processamento da raiz da mandioca é, frequentemente, realizado segundo métodos tradicionais, herdados dos indígenas, que foram os primeiros cultivadores da espécie.
- Raízes suporte: São raízes aéreas adventíceas muito importantes para a sustentação de plantas em solos que não são firmes e plantas que apresentam tamanho muito elevado, porém não possuem base de apoio eficiente. ... Elas atuam aumentando a sustentação da planta, além de ajudarem na aeração.