“Os chás também contribuem para a diminuição dos níveis do 'colesterol mau' (LDL – lipoproteína debaixa densidade), pois melhoram o metabolismo lipídico e têm um efeito antibacteriano significativo, purificando o organismo, eliminando toxinas e combatendo a retenção de líquidos”, explica Nairana.
Melhores chás para serem feitos por infusão Chás de flores e folhas ficam ótimos se preparados em infusão. Hortelã, erva cidreira, melissa, e algumas frutas, como laranja e limão, vão bem abafados em água quente. Os chás de frutas frescas cortadas em pedaços também são exemplos para esse tipo de preparo.
Ferver a folha da erva na hora de fazer o chá, por exemplo, é um erro bastante comum que deve ser evitado. Isso porque, se você ferve as folhas, pode acabar eliminando suas qualidades e, além de não garantir os benefícios da erva, ainda acaba produzindo uma bebida com sabor muito amargo.
Receita de Chá Verde
Como utilizar o infusor de chá Coloque o infusor encaixado na borda do recipiente. Insira as folhas do chá ou de ervas de sua preferência. Fique de olho para que o conteúdo que está dentro do infusor esteja completamente imerso na água quente. Deixe a mistura agir por alguns minutos, até que o chá tenha sido feito.
Tabela de Comparação dos Melhores Infusores de Chá
Primeiramente, vamos entender como funciona o infusor de chá. Trata-se de um recipiente com pequenos furinhos, no qual são colocadas as ervas para o preparo da bebida (similar aos chás de saquinhos que são colocados na água quente).
Cada tipo de chá pede uma temperatura de água diferente. No caso de chás verdes e brancos, o ideal é que ela esteja entre 60°C e 90°C. Caso não possua um termômetro em casa, é preciso deixar a água ferver e esperar de dois (90 ºC) a 15 minutos (60 ºC) para que ela atinja essa faixa de temperatura.
A medida padrão é: Por exemplo, para preparar 1 litro de água, use 5 colheres de chá de erva. Água: utilize água filtrada ou mineral, evite ao máximo água da torneira, pois ela possui compostos que podem alterar o perfil do chá.
1- Aqueça 200ml de água até ferver. 2- Depois mergulhe o sachê na água, tampe e aguarde 5 minutos. Caso prefira beber seu Chánical, gelado, acrescente gelo ao gosto. Prepare seu Chánical e consuma durante o dia.
Assim como qualquer bebida, é importante seguir a proporção correta na hora de preparar um chá. Para 1 litro de água, nós usamos entre 10 a 13 gramas de chá. “É importante ressaltar que essas proporções valem para o chá-verde, o chá-preto, o oolong ou pu-erh”, explica Carla.
Coloque um saquinho em uma xícara de chá. Encha de água fervente e deixe em infusão, por aproximadamente, 3 minutos, até adquirir cor e sabor. Adoce a gosto.
O chá também é rico em cafeína, a quantidade pode variar de 10 a 86 mg por folha. A quantidade máxima de chá verde indicada é de 4 xícaras ao dia, ou 600 ml. Mais do que isso é passível de efeitos colaterais.
O jeito certo de fazer Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
Em primeiro lugar, ferva 1 litro de água até que as primeiras bolhas apareçam. Não deixe que a água ferva por muito tempo, ou os nutrientes que o chá verde oferece podem ser reduzidos ou perdidos. Adicione em seguida 2 colheres (sopa) de chá verde à água e cubra a mistura para que infunda. Espere alguns minutos e beba.
Frio. Faça o chá em um jarro com tampa, garrafa de água ou outro recipiente, usando um saco de chá por litro de água. Coloque-o na geladeira durante a noite ou por pelo menos seis horas. O chá demora mais para infundir em água fria.
Colocar as folhas secas da amora e do chá verde numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas. Veja como o chá verde ajuda a emagrecer.