Geralmente, o hirsutismo é diagnosticado e tratado pelo ginecologista, endocrinologista e dermatologista. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Procure um dermatologista para avaliar a causa do hisurtismo.
Podem ser prescritos o uso de contraceptivos orais ou o uso de medicações que antagonizam o hormônio masculino. Portanto, os tratamentos podem auxiliar na redução do número de pelos, tornando-os mais finos e diminuindo a velocidade de crescimento destes.
Excesso de hormônios masculinos: O hirsutismo pode estar ligado ao excesso de produção de androgênios (hormônios masculinos) pelas glândulas adrenais e os ovários. Em geral nestes casos ocorre um surgimento dos pêlos progressivo, e deve ser investigado.
O hirsutismo idiopático caracteriza-se por maior atividade androgênica no folículo pilosebáceo dos hormônios circulantes em níveis normais, sem outras manifestações clínicas ou alterações laboratoriais21(B)22(D). Deve ser realizada anamnese e exame físico completos.
Descubra a origem do hirsutismo e fique atenta aos sintomas Segundo a dermatologista Mariane Périssé, do Rio de Janeiro, “o desequilíbrio hormonal - que se dá principalmente pelo aumento do hormônio masculino testosterona - é o grande responsável pelo crescimento excessivo de pelos em mulheres”.
A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo. Porém, o excesso de pelos no corpo feminino pode ser o indicativo de alguma doença ou um problema com a saúde.
O estudante José Cristóvão da Silva, que tem 22 anos e 2,23 metros de altura, inicou nesta semana um tratamento para parar de crescer. Na quarta-feira (11), ele recebeu a primeira dose do medicamento Sandostatin Lar (acetato de octreotida), que inibe a produção do hormônio do crescimento.
“Esse período pode levar de três a sete anos, mas varia de pessoa para pessoa”, afirma. Mas uma regra é unânime: não existe nenhum segredo capaz de fazer o cabelo crescer mais de cinco centímetros ao mês. Em média, o crescimento normal varia de um a um centímetro e meio ao longo de 30 dias.