Lembrando que a pressão arterial está relacionada à volemia, pois se o volume está em excesso, a pressão se eleva, e quando há redução do volume, a pressão também se reduz. Mas em relação ao aumento da pressão arterial pelo ADH, o principal mecanismo é a vasoconstricção que ele exerce.
Mecanismos renais Os mecanismos adaptativos que existem a nível do rim que permitem o controlo da pressão arterial, são os únicos que permitem uma regulação a longo prazo. Actuam essencialmente pela modulação dos níveis de água e sódio que excretam, fazendo aumentar ou diminuir a volémia.
7. O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água no corpo humano, determinando o controle da reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água do corpo for excessivo, espera-se encontrar no sangue: a) pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água.
Uma das funções do sistema urinário é manter o equilíbrio hídrico do organismo. Ou seja, eliminar ou reabsorver líquidos de acordo com a concentração destes na circulação sanguínea. Esse controle é realizado por um hormônio chamado de hormônio anti-diurético ou ADH (sigla para o termo em inglês: antidiuretic hormone).