Eletromiografia (EMG) Esse método consiste na avaliação funcional da atividade muscular por meio da inserção de um eletrodo de agulha na área do ponto motor de um determinado músculo. Dessa maneira, podem-se registrar potenciais de ação das fibras musculares despolarizadas pela chegada de impulsos de axônios motores.
A eletroneuromiografia de membros inferiores é um exame para diagnosticar doenças dos nervos e músculos com uso do registro de condução elétrica dos nervos e da atividade elétrica dos músculos.
Resultados
Eletroencefalograma é o teste que avalia a atividade elétrica do cérebro: pelos impulsos naturalmente gerados pelos neurônios é possível avaliar a normalidade (ou não) do ritmo e da intensidade da atividade cerebral.
Considerando o exposto, concluímos que: O exame de ECG e EEG pode ser realizado por qualquer um dos membros da Equipe de Enfermagem, tendo em vista que não é privativo de nenhuma profissão, é um exame simples e repetitivo.
A análise do exame e o laudo eletrocardiográfico são da competência do profissional médico. Mediante o exposto, inexiste impedimento para que o Auxiliar e Técnico de Enfermagem realize o exame de ECG, não sendo exclusividade do Enfermeiro, por se tratar de procedimento simples, fácil, repetitivo e não invasivo.
Periodicidade do eletrocardiograma Mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame ECG anualmente. Além disso, ele também pode ser solicitado para exames admissionais e demissionais para trabalhadores.
O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista.
Preparo Prévio Não realizar o exame em jejum. Fazer ingesta de alimentos leves, evitando estar com o estômago muito cheio durante o exame; Nas 24h antecedentes ao exame, não realizar atividade física, não ingerir bebidas alcoólica e não fumar; Recomenda-se que o paciente durma bem na véspera do exame.
1. Praticar exercícios físicos. A prática de exercícios físicos pode alterar sim os resultados dos exames. Isso porque ela gera queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue.