O artista que se utiliza da ação performática como obra de arte se apresenta não representa. Logo, nas ações performáticas o Corpo é o condutor de metáforas da linguagem, onde sujeito e objeto se fundem numa ação que muitas vezes desafiam os códigos culturais estabelecidos.
A "Body Art" é uma manifestação artística que se desenvolveu nos anos de 1970. ... Até então, o corpo tinha sido representado pela arte; era tema de esculturas, de pintura, da dança etc. Com a "Body Art", ele se revela como a ferramenta principal da expressão artística.
Resposta: A dimensão espetacular presente nos movimentos executados pelos brincantes é clarificada pelo conceito de Pra- dier (apud GREINER; BIÃO, 1999, p. 24), que diz que espetacular é a: "forma de ser, de se com- portar, de se movimentar, de agir no espaço, de se emocionar, de falar, de cantar e de se enfeitar.
A arte encontra-se em nosso corpo. Na dança, no circo, no teatro, fotografia, pinturas entre outras formas. Nosso corpo é arte que produz arte. ... Consciência corporal nos permite criar e criar e pesquisar na arte nos permite a consciência corporal.
O corpo humano contribui de diversas formas,corroborando por exemplo,para a expressão do sentimentalismo,atos políticos e representatividade/exaltação do próprio ser. ... A expressividade do corpo também é ferramente que conduz de forma cênica, nas danças artísticas,mimicas e tantas outras.
Porque o público gosta muito de dança, mais que de outras artes. ... Porque o público aprecia a arte a partir de sensações do corpo (visão, audição, paladar e tato).
Expressão corporal nada mais é do que a maneira involuntária do nosso corpo de se manifestar. Ou seja, é um tipo de interlocução não verbal, que se baseia em gestos, posturas e movimentos faciais. Podemos dizer também que ela é uma das formas de comunicação mais primitivas da nossa existência.
O corpo é algo primordial para interagirmos na sociedade, pois dependendo da forma que ele se encontra somos muito bem visto por determinados grupos sociais, isto é, se ele estiver em “forma ideal” de acordo com o padrão que a mídia tenta nos influenciar, caso contrario se não estivermos nesse padrão estético somos ...
Em geral, os teóricos concordam que a imagem corporal é a visualização do próprio corpo formada e estruturada na mente do indivíduo, ou seja, a forma como o corpo se apresenta para si mesmo. ... Além disso, a imagem corporal é uma construção humana constituída das dimensões cognitivas, afetivas, socioculturais e motoras.
Cada vez mais o corpo é visto como algo que se revela aberto a mudanças, como um processo vivo, em constante transformação. Um corpo individual, diferenciado, mas permeado pelo meio, por suas experiências em ação com o mundo, em permanente relação.
A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal. ... O padrão tem mudado ao longo do tempo.
Se você acha que precisa ser magra e seguir o corpo padrão para ser bonita e estilosa, está muito enganada e essas mulheres podem te provar isso. ... O magro é tido como o corpo bonito e ideal, o corpo padrão. Crescemos com várias cobranças relacionadas ao nosso corpo e ao nosso comportamento.
A sociedade sempre seguiu alguns padrões, seja de beleza, ou de comportamento, ou de educação, ou de moral. Enfim, sempre foram ditadas algumas regras para o bom convívio em grupo. ... Hoje, este padrão está cada vez mais rígido, difícil de ser alcançado. Representado por um pequeno número de mulheres da população mundial.
E, assim, o corpo atual, ou seja, aquele que se encontra em consonância com os padrões de beleza contemporâneos que associam juventude, beleza e saúde apresenta-se como um valor fundamental na sociedade ocidental.
Resposta: A super valorização do corpo acarreta consequencias e influências sobre o corpo do indivíduo. É algo normal do ser humano sentir a necessidade de uma vida saudável, comer alimentos nutritivos e fazer exercícios, mas existem aqueles que buscam o corpo perfeito, se dando a gastos estéticos, prazer e status.
É notável na sociedade contemporânea uma enorme cobrança, em apresentar aquele "padrão" de beleza, imposto, pela coletividade capitalista. As classes mais atingidas por essa imposição , é a classe feminina. ... Evidentemente, as mulheres se apresentam como o principal protagonista, quando se trata de padrão estético.
Resposta. Resposta: O corpo era valorizado pela sua saúde, capacidade atlética e fertilidade. Para os gregos, cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição, sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante.
Estudo mostra que obsessão por corpo perfeito surge por influência de imagens expostas na mídia. ... Isso significa que, quanto mais a mídia insiste em exibir corpos magérrimos como padrão de beleza, maior é o número de pessoas que desenvolvem transtornos alimentares.
O corpo produtor era um corpo-objeto (GHIRALDELLI, 2007), entendido como parte necessária da engrenagem do maquinário social. Portanto o corpo produtor assumia um valor “meramente instrumental” (BAUMAN, 2009, p. 119).
“O século XX tem sido marcado pelo desnudamento e flexibilidade cada vez mais evidentes. A aparência física depende cada vez mais do corpo e cuidar dele torna-se uma necessidade, pois cuidar do corpo é prepará-lo para ser mostrado.”
O século XIX teve seus próprios critérios de beleza. Partes do corpo, sexualmente atrativas, designavam, entre tantas jovens casadoiras, as mais desejadas. Estes verdadeiros lugares de desejo, hoje não fazem o menor sucesso. Do corpo inteiramente coberto da mulher o que sobrava eram as extremidades.
Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.
O grego desconhecia o pudor físico, o corpo era uma prova da criatividade dos deuses, era para ser exibido, adestrado, treinado, perfumado e referenciado, pronto a arrancar olhares de admiração e inveja dos demais mortais. ... Os corpos não existiam apenas para mostrar-se, eles eram também instrumentos de combate.
O corpo seria, então, o primeiro e mais natural objeto do homem. ... De acordo com Lopes (1995), a cultura surge na relação homem/natureza. Ela se apresenta como o conjunto de interpretações, apropriações e transformações que o homem realiza junto à natureza. Somos corpo, cultura e natureza, temos essa dualidade em nós.
Naquela época, um homem grego de lábios carnudos e queixos protuberantes sabia duas coisas: que sua beleza era uma dádiva (um presente dos deuses para dizer o mínimo) e que seu exterior escondia um interior ainda mais perfeito. Para os gregos, um corpo bonito era uma prova de uma mente brilhante.
A Grécia e a beleza ideal Foi no período de ascensão de Atenas, no século V a.C., que os gregos passaram a ter uma percepção mais clara do belo estético. Ocorria, então o desenvolvimento das artes, especialmente da pintura e da escultura cujas imagens representavam a Beleza ideal.