Uma das práticas mais aplicadas para mensurar contabilmente um ativo intangível é o fluxo de caixa descontado, que consiste em projetar os benefícios que a empresa terá no futuro com esse ativo. Essa técnica utiliza as receitas e despesas da organização, porém, de forma projetada para o futuro.
Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:
Define-se como ativo intangível todo ativo não monetário identificável sem substância física, cuja identificação atenda aos critérios da IAS38 e do CPC 04, quando: (1) for separável, isto é, capaz de ser separado ou dividido da entidade, podendo ser vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado; (2) resultar de ...
Já a amortização consiste na alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.
A amortização se baseia em uma linha parecida com a depreciação, mas, para a depreciação, a perda de valor do bem é gerada por seu uso, desgaste natural ou obsolescência, enquanto na amortização a perda se relaciona à diminuição no tempo contratual que resta para a utilização do bem ou direito.
E para calcular o valor da amortização de uma parcela pelo método SAC, é preciso dividir o valor total da dívida pelo número de meses de parcelas. Assim, se obterá o montante das amortizações e somar os juros.
Duas opções: redução do prazo ou do valor das parcelas Essa é a primeira vantagem da amortização. A segunda é a possibilidade de escolher o melhor caminho para o seu planejamento financeiro. Os bancos dão duas opções ao cliente quando ele deseja amortizar a dívida. Uma é manter o valor das parcelas e diminuir o prazo.
Como o valor da parcela para esse financiamento é fixo basta colocar na célula abaixo a fórmula =D3 e em seguida arrastar a fórmula para as outras células. O próximo passo é calcular quanto será pago de juros. Essa conta é bem simples basta multiplicar o saldo devedor da parcela anterior pelos juros.
Prazo de amortização: É o intervalo de tempo durante o qual são pagas as amortizações. Parcelas de amortização: Correspondem às parcelas de devolução do principal. Prestação: É a soma da amortização acrescida de juros e encargos.
Sua característica mais marcante é o fato das parcelas serem constantes. ... Por isso, é também chamado de Sistema de Amortização Francês. A amortização na tabela PRICE vai aumentando com o passar dos períodos. Isso significa que os juros, em relação ao total do valor da parcela, vão reduzindo com o passar do tempo.
A principal característica do MIX é manter a parcela fixa nos primeiros 36 meses, variando somente o valor dos seguros e a correção do saldo devedor. A partir da 37a. parcela, a prestação é recalculada pelo SAC (Sistema de Amortização Constante), isto é, a amortização é constante no decorrer do período do contrato.
Cada financeira, imobiliária ou concessionária possui modos próprios de parcelamento ou vinculados a um banco. ... O financiamento é uma forma mais simples de parcelamento, no qual a instituição financeira empresta o dinheiro no valor do bem à vista, mas o comprador paga o valor a prazo acrescido de juros.