Limpeza dos rins: oito dicas no estilo natural
Cirurgia aberta e laparoscopia A cirurgia nesses casos consiste na retirada do rim (nefrectomia radical). A nefrectomia pode ser feita pela via aberta, na qual o cirurgião faz uma incisão abdominal ou pelas costas ao lado da coluna para expor o rim junto com a massa tumoral, ou por via laparoscópica.
Quanto tempo dura em média a nefrectomia parcial laparoscópica? O tempo do ato cirúrgico depende de muitas variáveis, mas em geral leva de 1 a 2 horas de duração.
Em geral, é muito seguro viver com um único rim. Existem até pessoas que nascem com somente um único rim. Mas é muito importante entender que com um único rim, os cuidados devem ser redobrados quanto ao controle de comorbidades, cuidados com a dieta, prática de exercícios físicos e ingestão de líquidos.
Pode ser realizada por via aberta ou laparoscópica (vídeo). Além de complicações inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, os principais riscos específicos são perda de função renal, necessidade de nefrectomia total, vazamento (fístula) de urina e sangramento.
O Paciente renal pode se aposentar por invalidez e receber auxílio doença. Quando o paciente renal é segurado da Previdência Social (INSS) ele pode receber o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.