Com um fio de algodão ou uma toalha, a benzedeira mede da ponta do dedo mínimo à ponta do cotovelo. Depois de um ombro ao outro. Se coincidirem as medidas, a espinhela está normal. Se não, está caída.
Lave bem as mãos, pingue três gotas de água benta nelas e esfregue-as bastante. Coloque a sua mão direita sobre a cabeça da criança e diga: "Pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo e pela força maternal da Mãe santíssima, abençoo esta criança e livro-a das más energias e de toda a influência negativa. Amém".
Cerca de 30 minutos a uma hora antes de dormir, diminua as luzes – isso ajuda a reduzir os níveis de cortisol. Em seguida, dê um banho e a última refeição do dia, seguido de história ou música calma. Faça o ritual rigorosamente todas as noites, assim será mais fácil treiná-lo futuramente.
Como criar uma rotina de sono para toda a família
Comece a criar uma rotina a partir do 4º mês. A partir desse momento, o ritmo circadiano está terminando de se desenvolver. Sendo assim, o bebê consegue começar a entender como a rotina o ajuda a dormir melhor.
“O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária – como a dos recém-nascidos – a necessidade de sono pode ser de 12 horas”, explica ela. Outra justificativa para esta resposta tem relação com a presença da melatonina, hormônio importante na indução do sono.
Veja as dicas:
11 truques para o bebê dormir tranquilamente
Já se sabe que o sono de um bebê é diferente do sono de um adulto, pois o primeiro encontra-se em desenvolvimento. O sono do bebê tem ciclos mais curtos que é aquele dormir e acordar com maior frequência, nos primeiros meses a duração fica em torno de 50 e 60 minutos, por isso que o bebê dorme pouco.
Tudo o que uma mãe de um recém-nascido mais quer na vida é dormir. Mas, normalmente se o bebê 'engata' umas horinhas de sono a mãe é orientada a acordar o bebê para que não ultrapasse um determinado número de horas dormindo.