Maria contou a João que a velha escondia um tesouro embaixo da cama. Os dois puseram tudo num cofre e em seguida fugiram levando as riquezas da bruxa. Depois de andar muito pela floresta, João e Maria chegaram em casa. Encontraram o pai no quintal, chorando de saudade deles.
João e Maria andaram, andaram, por três dias, sem encontrar ninguém. No terceiro dia, viram um lindo pássaro, de penas brancas e brilhantes, pousado em uma árvore. Depois de cantar para os irmãos, o pássaro voou um pouquinho e parou, como se quisesse ser acompanhado.
Possui 11 parágrafos. 04 – Quais são os personagens do texto? Os personagens são João, Maria, os pais e a bruxa.
No caminho para a floresta, João jogou migalhas de pão por trás dele. Assim eles poderiam encontrar o caminho de volta para casa, como fizeram antes. ... No almoço, Maria dividiu seu pedaço de pão com João, e depois dormiram. Já era noite quando eles acordaram e estava escuro demais para conseguirem enxergar as migalhas.
Ao caminhar para a floresta, João jogava as migalhas de pão no chão, para marcar o caminho da volta. Chegando a uma clareira, a madrasta ordenou que esperassem até que ela colhesse algumas frutas, por ali. Mas eles esperaram em vão. Ela os tinha abandonado mesmo!
Os passarinhos que moravam ali estavam achando ótimo aquele lanchinho, e não deixaram nem um miolinho de pão sobrar. Não havia como achar o caminho de volta para casa. A idéia de marcar o caminho tinha sido ótima, mas não com pedacinhos de pão.
A história de hoje tem a ver com dois irmãos e uma casinha feita de bolo, chocolate e jujuba. Se você ainda não matou a charada não tem problema porque já daremos a resposta.
Resposta: O pai era lenhador e os tempos eram de escassez. A família passava fome e não tinha recursos para alimentar a todos. Diante dessa situação, a madrasta, que era uma mulher mesquinha e má, elabora um plano horrível de abandonar as crianças na floresta para que fossem devoradas pelas feras.
Gretel
Com seu reconhecido talento de contadora de histórias, a escritora Tatiana Belinky proporciona aos pequenos leitores de hoje esta deliciosa versão da inesquecível João e Maria ilustrada pelo espanhol Francesc Rovira. Sobre o autor: Em 1785 e 1786, na Alemanha, em Hanau, nasceram os irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm.
É um material muito especial, porque trabalha OITO gêneros textuais diferentes, dentro do contexto do conto João e Maria. ... Os gêneros trabalhados são os seguintes: conto de fada, texto informativo, placa, rótulo, receita, lista, bilhete e anúncio.
A velhinha era uma bruxa e colocou João dentro de uma jaula e fez Maria limpar a casa. A bruxa estava preparando um caldo onde iria cozinhar João. ... Maria tirou João da jaula e juntos encontraram um grande tesouro na casa da bruxa e ricos voltaram para casa onde seus pais arrependidos os receberam muito felizes.
Os Irmãos Grimm, Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859), escreveram este conto a partir de antigas versões narradas oralmente. Mesmo partindo de um conto tradicional, eles são os autores do texto, no sentido que foram eles a lhe dar uma forma literária.
3 - a) Quem são as personagens principais e secundárias da crônica? Resposta: Personagens principais: Maria, José e João. Personagens secundárias: Vó Nica, sogra, Gisele e Vanessa.
a) Quem são as personagens principais e secundárias da crônica? R: Personagens principais: João e Maria. Personagens secundários: José, vó Nica, Vanessa e Gisele.
Personagens: pessoas presentes na história e que podem ser principais ou secundários. Tempo: indica o tempo no qual a história está inserida. Espaço: determina o local (ou locais) onde se desenvolve a história. Foco narrativo: é o tipo de narrador que pode ser um personagem da trama, um observador ou ainda onisciente.
Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa. Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.