Um tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução. ... A base OH- reage com o ácido CH3CO2H, formando o CH3CO2-.
Solução-tampão é uma solução que contém, geralmente, um ácido fraco com um sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base, com a finalidade de evitar que o pH varie. Uma solução-tampão é uma mistura usada para evitar que o pH ou o pOH do meio sofra variações quando for adicionado ácidos fortes ou bases fortes.
Isso na estética é imprescindível. Um cosmético de qualidade tem que informar qual é o pH daquela formulação, principalmente os ácidos. Quanto mais hidrogênio tiver uma solução, mais ácida ela é, quanto menos hidrogênio ela tiver e mais oxigênio ela tiver, mais alcalina ela é.
O PH é uma faixa de potencial eletrônico que usamos pra determinar a partir de um meio se o PH esta ácido, básico ou neutro, dependendo do resultado dessa escala o pH pode interferir na estrutura, brilho, maciez e saúde dos fios. ... O PH do nosso cabelo varia entre 4,5 a 5,5, neste caso ele é ácido.
Para começar, PH é uma sigla para Potencial de Hidrogênio e é ele que mede se um determinado composto é ácido, neutro ou alcalino. Quando o composto em questão é o nosso fio de cabelo, essas nomenclaturas querem dizer três coisas, que fazem a total diferença na vida das nossas madeixas.
O pH do nosso cabelo varia de 4,5 a 5,5, e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6. Por isso, é importante utilizar shampoos levemente ácidos, com pH de 4 a 5, mantendo assim, o equilíbrio dos fios. Nessa faixa de medida, conseguimos fechar as cutículas sem alterar ou prejudicar a estrutura capilar.