EQST

Como Feito O Exame De PSA?

Como é feito o exame de PSA?

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

Quem deve fazer o exame de PSA?

Normalmente o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata.

O que é o exame PSA livre?

O Exame Psa livre é solicitado por um médico de confiança para avaliar possíveis patologias na próstata. Seu resultado é usado em conjunto com o Psa Total para realizar a comparação. Quando alterações são identificadas no resultado, pode ser necessário repetir o procedimento para confirmar os valores.

Quais as restrições para fazer exame de PSA?

Orientações para o cliente: - Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos 2 dias. - Não ter andado de motocicleta nos últimos 2 dias. - Não ter praticado equitação nos últimos 2 dias. - Não ter feito uso de supositório, sondagem uretral ou toque retal nos últimos 3 dias.

Qual a idade para fazer o PSA?

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos.

Quando realizar o exame de PSA?

É importante lembrar que o rastreamento deve ser feito a cada dois anos, pois o rastreamento anual aumenta a taxa de falsos-negativos, e o teste não costuma ser feito em homens a partir dos 70 anos de idade, pois o risco de desenvolver a doença é mínimo.

Qual é o valor normal do PSA livre?

O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer. O PSA total varia com idade e tamanho da próstata, mas em geral aceita-se normal abaixo de 4ng/ml.

Qual o resultado do exame PSA livre?

Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.

Qual o resultado normal do PSA total?

Os resultados O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Se varia entre 2 e 10ng/ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro. Mas atenção: a taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade.

O que pode alterar o resultado do PSA?

A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode estar alterada por outras doenças e condições que não o câncer, como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata).

Quais restrições para fazer o exame PSA?

Preparação para o exame Jejum de pelo menos quatro horas. Não ejacular por 48 horas antes da coleta. Não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação. Não fazer sexo anal antes do exame.

O que significa o PSA alto?

Exame de PSA: é um exame que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue. Níveis altos de PSA podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata, como prostatite e hiperplasia prostática benigna.

Precisa estar em jejum para fazer exame de PSA?

O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo.