Os mais comuns são a madeira, o ferro e o concreto armado. No caso das vigas de concreto, são usadas fôrmas para a sua criação. As peças costumam ser feitas com tábuas e sarrafos de madeiras, amarradas com parafuso de arame ou borboleta. Esse processo de criação de vigas de concreto é chamado de caixaria.
Geralmente as ações que acontece numa viga são as forças (cargas concentradas e cargas distribuídas) que atuam na viga. Como o próprio peso da viga; o peso da parede de alvenaria; cargas concentradas por outras vigas e a parte total suportada pela laje que se apóiam na viga.
O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.
ADENSAMENTO: o concreto deve ser vibrado ou socado contínua e energicamente imediatamente após o lançamento, de maneira a preencher todos os espaços na fôrma; evitar a vibração da armadura; no adensamento manual, as camadas não devem exceder 20 cm; se utilizar vibrador mecânico, a camada deve ser no máximo igual a 3/4 ...