Para manter a cânula da traqueostomia limpa e sem secreções, que podem provocar asfixia ou infecções, deve-se:
Causa ligada a cânula de traqueostomia: É a chamada ROLHA, que ocorre quando há um entupimento da cânula de traqueostomia por secreções que vão endurecendo no interior da sua luz.
O cuff, ou balonete do tubo endotraqueal é um dispositivo serve para obstruir ao redor das vias aéreas, evitando assim fatores que pode agravar o quadro clínico dos pacientes como aspirações e surgimento de lesões.
Tal técnica utiliza-se de uma seringa de 20mL e consiste em insuflar 15mL de ar dentro do balonete. A distensão traqueal provocada pela insuflação do ar gera uma força de resistência contrária, que atua sobre o cuff, a qual é transmitida para o êmbolo da seringa, deslocando-o em sentido contrário da aplicação.
As cânulas com dispositivo de aspiração supra-cuff permitem a aspiração de secreções subglóticas, proporcionando benefícios aos pacientes críticos, uma vez que reduzem a incidência de PAV e, consequentemente, os custos hospitalares, não estando relacionadas a efeitos adversos em larga escala.
A Cânula de Guedel, ou Cânula Orofaríngea, serve para manter aberta a via aérea superior em pacientes que estão inconscientes ou com um nível de consciência baixo. O equipamento não permite que a base da língua obstrua a orofaringe, sendo assim, possibilita uma melhor oxigenação.
A cânula de Guedel é um dispositivo utilizado para o manejo das vias aéreas. Ela evita que a base da língua de pacientes com depressão do sensório obstrua a orofaringe e, consequentemente, permite uma melhor oxigenação.
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma abertura na parede da traqueia, a fim de facilitar a entrada de oxigênio quando o ar está obstruído. Essa abertura é feita por meio de um tubo de metal ou plástico (cânula).
A traqueostomia é uma abertura de forma circular feita cirurgicamente pelo médico cirurgião ou otorrinolaringologista, através da qual é colocado um dispositivo chamado cânula de traqueostomia, permitindo que a criança respire através dela.
A canulação orofaríngea (Guedel) deve ser instalada para manter a língua em posição que não comprometa a passagem de ar em vítima com nível de consciência rebaixado.
Cânula nasofaríngea Tem forma tubular em semicírculo, é feita de material plástico e geralmente é descartável. Seu uso é indicado quando a cânula orofaríngea não pode ser inserida (trauma grave ao redor da boca, trismo, etc).
Atualmente as principais indicações são IOT prolongada, obstrução de via aérea superior por malformações craniofaciais, estenose laringotraqueal e hipoventilação associadas a doenças neurológicas10-12.
A Manobra de Chin-Lift, realizada para o controle de vias aéreas, consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região ...