De acordo com o padrão ABNT, 3 informações devem constar na citação direta (autor, ano e página) e 2 na citação indireta (autor e ano). Sendo assim, você deve inserir essas informações antes ou após a citação, dentro ou fora dos parênteses.
Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.
Para referenciar um livro completo você deverá colocar o último sobrenome do autor em caixa alta, o nome e outros sobrenomes do autor apenas com a primeira letra de cada um deles em caixa alta, o título do livro em negrito, a cidade da editora, o número da edição (se não for a primeira) e o ano da publicação.
Neste caso citar, no texto, grafado em letras minúsculas o autor do trabalho não consultado, seguido da expressão - citado por ou apud - e do sobrenome do autor que o citou (grafado em letras maiúsculas), com a respectiva página. Neste caso, na lista das Referências deve constar apenas o documento consultado.
Rio de Janeiro, 1998. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9001:2008: Sistemas de gestão da qualidade - requisitos. Rio de Janeiro, 2008.
0.
1- Afinal, o que é a ISO 9001:2015? A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas de padronização) para a implantação do sistema em uma organização.
Entre os principais benefícios da certificação ISO baseada na gestão da qualidade (ISO 9001) é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes.
De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa. A melhoria da gestão da empresa acontece quando: ... Monitorar continuamente a satisfação dos clientes.
A principal vantagem da implantação da NBR ISO 9001 é indicada já no seu conceito. E como ela melhora a gestão da qualidade, a organização que a adota se torna mais eficiente e seus procedimentos operacionais são otimizados, aumentando a produtividade e diminuindo o desperdício.
Esses métodos auxiliam na obtenção de sistemas que assegurem uma melhoria contínua da qualidade e produtividade ao mesmo tempo. ... O Cep auxilia na identificação e priorização das causas de variação da qualidade e tem o objetivo de controlar ou eliminar as causas fundamentais dos defeitos.
A principal ferramenta do CEP é o gráfico de controle, que identifica se o processo se encontra dentro dos parâmetros estatísticos de qualidade. A partir da coleta de dados, ele faz o monitoramento da situação. A etapa seguinte consiste em analisar e propor alternativas para elevação do patamar de desempenho.
Menos custos de produção, mais lucratividade e competitividade no mercado, além de produtos e serviços de primeira qualidade, são a chave para qualquer empreendimento bem-sucedido. Dessa maneira, os riscos de algo não sair como o planejado e comprometer a saúde financeira da sua empresa são bem menores.
Benefícios da Gestão da Qualidade
Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno.
Dentro de uma empresa a redução de custos é um desafio que pode torná-la mais competitiva no mercado. O controle de custos é fundamental para manter a empresa competitiva no mercado atual, pois, faz-se necessário, cada vez mais, maximizar os lucros, aumentar a produtividade e sempre reduzir custos.