A ideia fundamental do procedimento é utilizar o benzoato de sódio em um meio básico e calor para remover o grupo COONa. Ele partiu de 100 gramas de benzoato de sódio e obteve cerca de 43 mL de benzeno puro, o que significa um rendimento de 70%.
Ligado aos processo de produção, refinamento, transporte e armazenamento de petróleo, o Benzeno é muito encontrado na gasolina. Sua maior incidência de exposição é no ambiente de trabalho, principalmente em indústrias químicas e petroquímicas.
Etil (também escrito como etila ou etilo) é o tipo de radical orgânico alquil que contém dois carbonos ligados entre si. Um deles apresenta três ligações com hidrogênios além de uma com outro carbono que apresenta duas ligações com hidrogênio e uma valência livre.
Assim como os outros hidrocarbonetos, o benzeno possui uma molécula apolar. O que explica sua baixa solubilidade em água (um solvente polar) e sua utilização como solvente orgânico.
O tolueno é um solvente aromático de alta pureza. É adicionado aos combustíveis como antidetonante e utilizado como diluente para pinturas, revestimentos, borrachas e resinas. Uma das características principais deste produto é a sua rápida evaporação, combinada com um alto poder de solvência.
Os riscos dependem da intensidade da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta. Em algumas pessoas, pode provocar processos alérgicos pelo contato com a pele ou pela inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas, podem ocorrer se a exposição for prolongada.
Os sinais e sintomas mais frequentes (em aproximadamente 60% dos casos) de intoxicação por benzeno e derivados são: astenia, mialgia, sonolência, tontura, infecções repetidas.
876 kg/m³
C7H8
C8H8
Naftaleno: hidrocarboneto aromático composto por duas estruturas aromáticas que apresentam uma ligação dupla e dois átomos de carbono em comum. Sua fórmula molecular é C10H8. Antraceno: substância formada por três estruturas aromáticas.