O Excel detém uma vasta gama de funções estatísticas. Dentre muitas outras, é possível calcular sem grandes dificuldade o coeficiente de correlação de Pearson usando a formula “=CORREL(matriz1;matriz2)” onde as matrizes 1 e 2 são os dados referentes as variáveis que se deseja correlacionar.
Quanto maior for o valor absoluto do coeficiente, mais forte é a relação entre as variáveis. Para a correlação de Pearson, um valor absoluto de 1 indica uma relação linear perfeita. A correlação perto de 0 indica que não há relação linear entre as variáveis. O sinal de cada coeficiente indica a direção da relação.
Para que o nível de correlação seja medido, existe um indicador que mostra o quão forte pode ser considerada uma correlação entre variáveis.
Significado de Covariância substantivo feminino [Estatística] Entre duas variantes aleatórias, média aritmética do produto dos afastamentos de cada variável em relação à respectiva média (ou à esperança matemática).
Como utilizar o cálculo do coeficiente R² para estimar o ajuste? Clique duas vezes na linha de tendência, escolha a aba Opções na caixa de diálogo “Formatar linhas de tendências” e por fim verifique o valor r-quadrado na caixa de gráfico.
Clique dentro de uma célula na planilha. Digite = N ^ 2 na célula, em que N é o número que você deseja quadrar. Por exemplo, para inserir o quadrado de 5 na célula a1, digite = 5 ^ 2 na célula.
LIN (Função PROJ. LIN) - Suporte do Office....Exemplo 1 - Inclinação e Intercepção de Y.