No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.
O embrião está com cerca de 4 a 5 mm de comprimento cabeça-nádegas. O cordão umbilical está formado. O coração tem 4 câmaras, os rins estão se formando e o cérebro está se dividindo em dois hemisférios.
Durante o primeiro mês, seu bebê é realmente minúsculo e tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça de alfinete. Você poderá notar um pequeno sangramento causado pela nidação, o implante do óvulo fecundado no útero.
No final desta semana o corpo do bebê dobrará de tamanho. Fígado, rins, intestinos, cérebro e pulmões estarão totalmente formados. O feto se mexe se alguém cutuca a barriga, mas a mãe ainda não consegue sentir os movimentos.
Evolução da gravidez Inicia-se numa única célula que posteriormente se divide em várias células que acabam por formar os vários tecidos e órgãos. A vida in útero divide-se em dois grandes períodos: Período embrionário – O período embrionário é também denominado de “organogénese” que vai até à 12ª semana de gestação.
O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.