A recria e também a engorda das codornas podem ser feitas através do solo, através de uma cama de material que seja absorvente que conte com uma marvalha fina, capim seco e picado, sabugo de milho triturado ou mesmo em baterias.
Sequência correta de adição dos ingredientes no misturador: 1/3 a 1/2 do ingrediente de maior quantidade – Milho. Adicionar o sal, calcário, fosfato, suplemento, metionina, lisina e qualquer outro aditivo que achar/for necessário (vermífugo por exemplo). Depois adicionar o farelo de soja e trigo.
As codornas colocam apenas um ovo a cada 24 horas, e a explicação disto é bastante simples, o que acontece é que elas precisam deste tempo para que o ovo possa se formar de forma adequada, afinal, é necessário que as células se multipliquem, e a casca do ovo se forme por completo.
O cômodo deve ser adequadamente vedado, e é possível criar entre 120 a 150 aves por metro quadrado. Em nosso meio, são encontradas rações comerciais fareladas de uso exclusivo de codornas.
O padrão tradicional na avicultura brasileira é de 8 a 10 cabeças por metro quadrado. Há no entanto um efeito indesejável do adensamento populacional que por enquanto parece incontornável: a queda do peso médio do animal, provocada pelo aumento do estresse e da competição entre as aves, segundo o professor Joji Ariki.
O consumo neste período é de aproximadamente 100 g por animal ao dia, ou seja, para 100 frangos 10 kg de ração ao dia e deve ser fornecido a ração Frango Engorda.
O ambiente ideal para abrigar as galinhas deve contar com pelo menos meio metro quadrado de pasto. O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro. Em dias quentes, o sofrimento pode ser grande.
Um ninho pode ter até 7 galinhas. No caso de ninhos coletivos, cada metro quadrado deve abrigar, no máximo, 120 galinhas.
Nem gordo nem magro, mas que seja carnudo. A criação se inicia com 1 galo e 12 galinhas. Se houver mais galinhas, o galo não dá conta. Quando o número de galinhas é maior que 12 por galo, começam a aparecer ovos que não chocam (inférteis), podendo levar a criação ao fracasso.