Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.
O espaço geográfico, concebido enquanto elemento da sociedade, é produzido e correntemente transformado, apresentando diversas formas, funções e características. O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado.
São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos),as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho de mulheres e homens. Paisagem humanizada Considerando os movimentos nas paisagens, podemos perceber que elas mudam de um momento para outro.
Passaram a receber muitas pessoas e viu – se crescer, com a expansão dos bairros, a criação de bairros operarios e a proliferação de favelas. Tanto na cidade quanto no interior, a vegetação natural foi sendo derrubada para dar espaço a industrias, seus funcionários ou mesmo para produtos que as alimentassem.
Ao transformar a natureza por meio do trabalho, o homem produz o espaço e se transforma em ser social. Dessa forma, o espaço é uma construção social e a sua formação está ligada às transformações que ocorrem nas relações definidas pelo processo de trabalho.
Estar empregado no contexto social significa uma visibilidade positiva perante o grupo familiar e comunitário, sendo que há implicações diretas na vida do indivíduo, se evita a escassez de recursos e a dependência de terceiros.
Empregado é a pessoa contratada para prestar serviços para um empregador, numa carga horária definida, mediante salário O serviço necessariamente tem de ser subordinado, qual seja, o empregado não tem autonomia para escolher a maneira como realizará o trabalho, estando sujeito às determinações do empregador.
O trabalho também serve para determinar as posições na hierarquia social, de modo que a classe social de cada sujeito, assim como os meios materiais que dispõe para o desenvolvimento, se relaciona intrinsecamente com o tipo de trabalho que executa, sendo uma forma de hierarquizar a sociedade.