Daenerys Targaryen, também conhecida como Dany e Daenerys Nascida da Tormenta, era a irmã mais nova de Rhaegar e Viserys Targaryen, tia paterna de Jon Snow, e filha mais nova do Rei Aerys II com a Rainha Rhaella Targaryen, que foram ambos destronados do Trono de Ferro durante a Rebelião de Robert.
Em Fogo & Sangue, também não é confirmado se Daenys de fato previu a Destruição ou se foi apenas uma coincidência a fuga dos Targaryen de Valíria com ela, fazendo a história dos sonhos e previsões de Daenys uma invenção de seu pai Aenar. Ela se casou com seu irmão, Gaemon, e mais 5 gerações após ela levaram a Aegon e suas irmãs, Rhaenys e Visenya.
Daenerys Targaryen é uma princesa exilada da dinastia Targaryen. Também chamada de "Nascida da Tormenta", ela e seu irmão Viserys Targaryen ainda crianças foram levados de Westeros para Essos fugindo da rebelião de Robert Baratheon, que tomou o poder dos Tagaryen.
Daenerys – "Dany" – é uma heroína cativante. Forte, determinada, corajosa e capaz de comandar dragões, ela já passou por grandes terrores, inclusive causados pela própria família.
Daenerys da Casa Targaryen , Primeira de seu nome, Nascida da tormenta, A não queimada, Mãe dos Dragões, Quebradora das correntes, Mãe dos escravos , Khaleesi dos Dothraki, Rainha de Mereen, Rainha de Westeros, Dos Ândalos, Dos primeiros homens, Senhora e Protetora dos sete reinos.
A série mostra essa parte de forma mais violenta, e deixou muitos espectadores que não leram a obra de George R. R. Martin confusos: como a khaleesi pode ter se apaixonado por um estuprador? "Pergunte a George R. R. Martin por que ele fez isso; é com ele. Mas eu achei que o sexo com consentimento que acontece depois foi genial. Daenerys está fisicamente dizendo: 'Você não pode me estuprar de novo. Vou ficar no controle e mostrar algo que você nunca viu antes'", respondeu Clarke.
Impossível olhar para Emilia Clarke em outros papéis e não pensar: "É a Khaleesi!". A atriz britânica viu sua carreira deslanchar após conseguir integrar o elenco da série da HBO. Além de participar dos elencos de O Exterminador do Futuro: Gênesis, Como Eu Era Antes de Você e Han Solo: Uma História Star Wars.
Depois de anos passados inutilmente tentando levantar apoio para retomar o Trono de Ferro, Viserys e Daenerys foram abrigados pelo Magistrado Illyrio Mopatis na Cidade Livre de Pentos. Ela sonha em encontrar um lar tranquilo e um lugar para pertencer. Dany vive em constante medo de Viserys, que bate nela quando seu temperamento está exaltado (em suas palavras, sempre quando ela "acorda o dragão"). Vivendo sob dominação Viserys a deixou "mansa e maleável".
Em A Fúria dos Reis, Xaro Xhoan Daxos não tem nada haver com o roubo dos dragões e não tenta tomar o poder em Qarth. Daenerys simplesmente deixa a cidade e é logo ajudada por Sor Barristan Selmy―disfarçado de Arstan Barba-Branca―e Belwas, o Forte, um ex-escravo e lutador de arenas. Em A Dança dos Dragões, ela decide ficar em Meereen e reinar, prendendo seus dragões embaixo da pirâmide quando Drogon queima uma criança até a morte. Com a chegada de Quentyn Martell, filho de Doran Martell, em Meereen, Daenerys mostrou para ele onde os dragões ficavam, o que levou eventualmente a morte do garoto quando ele tentou soltar um.
Dany se tornou a Mãe de Dragões e A Não Queimada após sair ilesa da pira funerária do seu marido com três dos pequenos répteis mágicos agarrados ao seu corpo, nascidos dos ovos que havia ganhado no seu casamento. Até então, acreditava-se que as criaturas haviam sido extintas 150 anos antes.
Daenerys tenta convencer Drogo em invadir os Sete Reinos para que o seu filho pudesse reivindicar o Trono de Ferro, mas o Dothraki não confia em navios e prefere utilizar cavalos. Agora que Viserys está morto, Drogo não se sente inclinado a honrar o acordo. Um vendedor de vinhos tenta envenenar Daenerys para cumprir as ordens de Robert. Ela é resgatada por Sor Jorah e Rakharo. Após a tentativa de assassinato, Drogo inverte sua decisão e jura que vai levar as suas forças através do Mar Estreito e apreender os Sete Reinos em sangue e fogo. Para levantar fundos para contratar os navios necessários para o empreendimento, Drogo leva seu khalasar para as terras dos Lhazar, os "homens ovelha". Eles aproveitam a pilhagem e os escravos que podem vender. Daenerys fica apreensiva com a forma que o Dothraki trata seus prisioneiros, em particular as mulheres, e os dá melhor tratamento. Um dos cavaleiros, Mago, se revolta e desafia Drogo para combate. Drogo o mata facilmente, mas sustenta um ferimento no peito. Uma das mulheres que Daenerys salvou, Mirri Maz Duur, cria um curativo para a lesão.
Dany vai mesmo ganhar o Trono de Ferro? Emilia Clarke já sabe a resposta para essa pergunta. Porém, durante a última cerimônia do Oscar, ela só teve uma palavra para definir o que os fãs sentirão ao ver o final de Game of Thrones: "choque".
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.
Daenerys era apenas uma bebê quando teve de deixar Pedra do Dragão com o seu irmão mais velho. Aos 13 anos, ela foi forçada a se casar com Khal Drogo, líder do povo nômade Dothraki. A união serviria para que o ambicioso Viserys pudesse montar um exército e tentasse retomar o reino que fora tirado de seu pai. No entanto, o matrimônio deu a Daenerys a autoridade de uma khaleesi. Foi o início da caminhada da personagem rumo ao poder.
Vale lembrar que a personagem teve uma série de visões ao procurar por seus dragões na Casa dos Imortais durante a segunda temporada do seriado. No episódio, Daenerys se viu em uma sala do trono totalmente deserta, destruída e tomada pela neve na Fortaleza Vermelha, em Porto Real, e depois atravessou a Muralha para as terras além do norte de Westeros. Lá, ela encontrou uma tenda na qual Khal Drogo estava com seu bebê.
Daenys Targaryen, conhecida também como Daenys, a Sonhadora, foi uma membro da Casa Targaryen e um dos últimos da família a ter morado em Valíria.
No livro, a heroína ainda escutou um sussurro profético: "Três cabeças tem o dragão... Três fogueiras tem de acender... Uma pela vida, uma pela morte e uma pelo amor... Três montarias tem de montar... Uma para o sexo, uma para o terror e uma para o amor... Três traições conhecerá... Uma vez por sangue, uma vez por ouro e uma vez por amor". Uma das teorias é a de que o tal "dragão de três cabeças" seja o trio composto por Daenerys, Jon Snow e um terceiro personagem que poderia ser Tyrion Lannister, pois há quem acredite que Tyrion não é bem um leão, e sim um dragão.
Euron Greyjoy e Cersei Lannister se uniram para destruir as aliadas de Dany: Olenna Tyrell, Ellaria Sand e Yara Greyjoy. A primeira foi morta, as outras duas estão presas. A Khaleesi perdeu ainda um de seus dragões, Viserion, para o exército de caminhantes brancos do Rei da Noite.
Seu carisma era conhecido e apreciado em Essos. Daenerys foi capaz de transformar a mente dos Imaculados e libertá-los de sua escravidão, algo notável visto que são treinados e programados para servirem sem questionar desde crianças. Essa noção de classes no entanto não funcionou em Westeros, onde ela ficou mais temida do que amada pela população, que não tinha os mesmos ideias e necessidades de libertação que os escravos do outro continente.