O cálculo do índice de endividamento geral é realizado de forma simples: todas as informações são retiradas do balanço patrimonial, e você poderá coletar esses dados diretamente com o profissional de contabilidade. Significa que o grau de dependência da empresa em relação aos recursos de terceiros é de 65%.
Para calcular o Índice de Endividamento é preciso saber o total de capital de terceiros (passivos de curto e de longo prazo), e dividir pelos ativos da empresa. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para obter o valor percentual.
De modo geral, a dívida líquida refere-se ao volume de empréstimos e financiamentos subtraídos do caixa e equivalentes de caixa. ... Ela representa a quantidade de dinheiro que a empresa necessita para zerar todo o seu endividamento.
Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Logo, será liquida a obrigação quando o objeto de sua prestação pode ser expresso em um valor determinado, em caso de dívidas de dinheiro, ou se trata de um objeto individualizado.
Na verdade, a Dívida líquida negativa significa que a empresa possui mais recursos do que passivos, ou simplesmente, que está no “azul”, sem dívidas para pagar.
Para saber se um Ebitda é bom, o primeiro passo é descobrir se o Ebitda é positivo. Isso já mostra que a empresa é capaz de gerar caixa para superar os gastos e despesas. Outra alternativa para descobrir se o Ebitda da empresa é bom é analisar o indicador com empresas do mesmo setor.