Quanto vale uma pedra de ouro se não houver uma utilidade para ela? Computadores são apenas pedaços de silício e plástico quando não possuem software para faze-los funcionar. Nos dias de hoje, o principal software para um computador é o Sistema Operacional. É chamado de Sistema Operacional o software, base, que faz o gerenciamento de recursos do hardware e define o modo como este se comunicará com as tarefas e processo de outros softwares.
Fechando o acordo com a IBM, a única exigência da Microsoft era que os direitos de revenda do DOS pudesse ser dela. A IBM não se preocupou com isso, afinal, na época, cada Sistema Operacional era único para um computador, por questão de arquitetura. Algo que fez a IBM se arrepender, em 1982, por causa de uma empresa chamada Compaq e de uma coisa chamada engenharia reversa.
O fato é que pelo Macintosh ser muito caro, os PC-IBM e compatíveis começaram a ganhar mais e mais mercado, e, com isso, a Microsoft começou a ter uma liderança absoluta de mercado.
Na segunda metade dos anos 2000, com o avanço das plataformas móveis, diversos sistemas operacionais com particularidades diferentes, específicos para esses equipamentos, foram criados. Eles precisavam ser mais leves e continham uma lógica de interação completamente diferente.
Hoje, os principais sistemas operacionais que usamos em desktops, servidores e laptops são o Windows, o MacOSX e as distribuições GNU/Linux (como o Ubuntu, Solus, Debian, etc.). Todos esses sistemas possuem versões específicas para usuário comum e para servidores.
Em 1991, Linus Torvalds lançou a primeira versão de um núcleo de sistema operacional chamado de Linux. Diferente do que é divulgado por muitas pessoas, o Linux não é feito em cima do Unix. O Linux foi escrito do zero, inspirado pelo Minix (esse sim um sistema Unix). Torvalds dizia querer criar “um Minix melhor que o Minix”. Porém, este tinha o objetivo de ser simples, mas ainda sim, ser compatível com a grande maioria dos aplicativos para Unix.
Sem dúvida, o mais famoso dos Sistemas Operacionais para mainframes, na época, foi EXEC, para o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer). Um computador que fez muito sucesso entre os anos 50 e 60, principalmente por serem considerados pequenos e mais baratos (chegando até a versões que tinham o tamanho de apenas algumas geladeiras). Dessa forma, esses computadores acabaram por ser mais acessíveis a universidades e pequenas empresas.
Quando foi criado, o Windows ainda não era um Sistema Operacional, mas sim uma interface gráfica para o MS-DOS. O Windows só veio se tornar realmente um sistema operacional, com núcleo próprio, com a vinda do Windows NT. Quem tem mais idade vai lembrar que quando você ligava o computador ele iniciava no MS-DOS, sendo necessário digitar win, para usar o Windows.
As primeiras versões de computadores não possuíam sistemas operacionais. Na década de 1960, os computadores usavam processamento em lote e foi durante esses anos que os sistemas operacionais começaram a se desenvolver.
Os primeiros microcomputadores não rodavam realmente sistemas operacionais, mas algo bem próximo a esses, chamados de Interpretador. Eles rodavam comandos de programação, compilava e executava. Não demorou muito até que a ideia de Sistemas Operacionais, já usada em mainframes, chegassem aos microcomputadores. Afinal, carregar sempre um programa, sem sistema de arquivos, não era algo fácil, e os disquetes estavam começando a se tornar uma realidade.
Hoje, o Symbian se tornou um sistema utilizado em alguns televisores, principalmente, e a BlackBerry não produz mais aparelhos com o BB10 (sua última versão). Porém a Google está em alta com o Android e a Apple com seu iOS. A Microsoft, que outrora sempre foi presente no mercado de palmtops (os computadores de mão), com seu Windows CE, está em último lugar nos sistemas operacionais para smartphones.
Com o tempo e divulgação do GNU/Linux, diversas distribuições, baseados neste, foram sendo lançadas. Essas novas versões adicionavam sistemas de janelas, compatibilidade com outros sistemas de arquivos, bibliotecas para determinadas funções, pacotes exclusivos, etc. Essas distribuições eram criadas por terceiros, algumas por governos, outras por empresas que queriam algo mais personalizado para dar foco em uma determinada tarefa. Muitas dessas distribuições também foram criadas por grupos que tinham o interesse de criar sistemas cada vez melhores e mais completos.
Hoje em dia, todos os sistemas operacionais seguem uma mesma lógica de funcionalidades. Quanto a sua camada direta ao usuário, são formados por um sistema de janelas e um terminal para poder ter um acesso direto as funcionalidades técnicas.
Nesta primeira parte vimos um pouco da história dos sistemas operacionais e algumas de suas definições. Essa história é importante para que conheçamos posteriormente os componentes dos sistemas operacionais e as peculiaridades disponíveis no mercado.
No início, na época dos grandes mainframes, você precisava carregar o computador com toda a programação que iria utilizar. O primeiro sistema operacional realmente funcional foi o GM-NAA I/O, da General Motors, criado para funcionar no IBM 704. A ideia era automatizar diversas atividades sem ter que reenviar constantemente códigos bases para fazer uma determinada função, além de gerenciar melhor os recursos do equipamento. Com o tempo, diversas empresas desenvolveram sistemas operacionais para seus mainframes, algumas se especializaram na criação de sistemas para terceiros. O problema é que cada um apresentava características próprias e não possuíam nenhum tipo de comunicação entre si, criando a necessidade, aos poucos, de um padronização.
Além do investimento nos seus próprios serviços e produtos, para crescer e ampliar o seu campo de ação, a companhia também adquiriu marcas e empresas importantes. Na lista, ao longo do tempo, constam aquisições como a do Skype (2011), Yammer (2012), a compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia (2013), a aquisição completa do GitHub em 2018 e a da Nuance, em 2022.
O Macintosh foi criado para ter um sistema operacional revolucionário, com interface gráfica, chamado de MacOS (hoje conhecido como MacOS Classic). Durante a produção do MacOS, diversos desenvolvedores foram chamados para criar programas para ele. Uma das empresas chamadas foi a Microsoft, que uso o acesso antecipado ao MacOS para criar não um sistema operacional ainda, mas uma GUI, Interface Gráfica do Utilizador.
O sistema operacional é o protocolo operacional básico do computador , que coordena todas as outras funções de comunicação , processamento e interface do usuário.
Algumas das ações abaixo são negociadas apenas no mercado de balcão (OTC) nos Estados Unidos, não nas bolsas. Negociar ações OTC geralmente acarreta custos de negociação mais elevados do que negociar ações nas bolsas. Isso pode diminuir ou até mesmo superar os retornos potenciais.
Alguns feitos marcam o início da sua trajetória: o primeiro produto desenvolvido pela empresa foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS. Em 1976 foi lançado o Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M. Vale ressaltar que a companhia entrou no ramo de sistemas operacionais em 1980, com sua própria versão do Unix, chamada Xenix. Entretanto, em 1985 uma nova página foi escrita na história, quando a Microsoft lançou o Windows.
Participante do The Global 2000 da Forbes, o ranking que seleciona as companhias mais poderosas do cenário mundial, a Microsoft ocupa o décimo segundo lugar da edição de 2022, com valor de mercado avaliado em US $2,054 bilhões.
Sistema Operacional. Conceito: É o conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e seus periféricos. ... O Sistema Operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados. Exemplos: Dos, Unix, Linux, Mac OS, OS-2, Windows NT.
Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado oferece são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.
Windows
O primeiro sistema operacional realmente funcional foi o GM-NAA I/O, da General Motors, criado para funcionar no IBM 704. A ideia era automatizar diversas atividades sem ter que reenviar constantemente códigos bases para fazer uma determinada função, além de gerenciar melhor os recursos do equipamento.
Windows 1
1969 - UNIX Após alguns anos, mais precisamente em 1969, o resultado foi o sistema operacional proprietário apelidado de UNIX (Serviço de Computação e Informação Uniplexada). De início, o sistema foi programado especificamente para um tipo de máquina, mas, em 1973, o software foi recodificado para a linguagem C.
O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 - 1965), através da programação em Batch. Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal.
A palavra multiusuário ou multiutilizador é um termo que define um sistema operacional que permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador. ... O exemplo mais óbvio é um servidor Unix onde múltiplos usuários têm acesso via Telnet ou SSH ao "prompt" do shell do Unix ao mesmo tempo.
Os primeiros sistemas operacionais eram extremamente lentos, não utilizava uma interface gráfica, era tudo em um DOS, no caso do Windows, não era interessante comercialmente falando, muito menos atrativo para o usuário, depois com o surgimento da interface gráfica e dos computadores pessoais tudo mudou, passou a ter ...
Gerenciar recursos como processador, RAM, sistemas de arquivos e dispositivos de entrada e saída (monitor, teclado, mouse, impressora, etc.); Gerenciar processos (execução) de programas; Gerenciar o uso de dispositivos, memória do sistema e chamadas dos programas, definindo quais têm prioridade.
Qual a função de um sistema operacional? Se não existisse sistema operacional, o computador não teria os gráficos, as imagens, recursos e os gerenciamentos em que ele gerencia os hardwares do computador.
Os gerenciadores tem como funções básicas: Controlar o estado do recurso. Alocar o recurso e registrar a alocação. Desalocar o recurso e atualizar o estado.
É um programa de controle do computador. ... Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador. Sobell. Um Sistema Operacional pode ser definido como um gerenciador dos recursos que compõem o computador (processador, memória, I/O, arquivos, etc).
Um sistema operacional é responsável pelo gerenciamento de todo o hardware do seu computador. ... Ou seja, o sistema operacional atua como um grande gerente de recursos. Podemos ver um sistema operacional com uma camada entre o hardware e as aplicações de usuário.
Sistema operativo ou operacional (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o ...
Sistema operacional ou operativo móvel é um tipo de sistema operacional desenvolvido especificamente para smartphones, tablets, PDAs ou outros dispositivos móveis. ... Esta distinção pode ser pouco precisa para alguns sistemas operacionais mais recentes que são híbridos, feitos para ambos os usos.
Android. É o sistema operacional de celular desenvolvido pela Google, destacando-se pela extensa lista de aplicativos compatíveis devido ao seu código ser aberto. O sistema é compatível com sites em Flash e é muito bom para quem usa os serviços da Google. Também apresenta grande variedade de jogos.
Quais são os melhores sistemas operacionais para Smartphone
KaiOS é o terceiro sistema operacional mais popular do mundo, ficando atrás dos gigantes Android e iPhone (iOS). Com teclado físico, aparência retrô e pouca capacidade de armazenamento e memória, os "smart feature phones" mais acessíveis se assemelham a modelos conhecidos como "tijolão".
Tizen é um sistema operacional exclusivo da Samsung, que funciona em celulares, tablets e nas Smart TVs. Elas são o carro-chefe da implementação desse software que têm uma interface parecida com a dos sistemas Android.
Como você já deve saber, o Linux é outro dos melhores sistemas operacionais para PC , uma das principais e melhores alternativas ao Windows, nascida na década de noventa e com a personalização como ponto forte, além de ser gratuita.
O Android ganha com folga quando o assunto é vendas. Com 70,1%, o sistema móvel da Google prova que caiu no gosto dos usuários – pelo menos por enquanto. O iOS, restrito ao iPhone, fica com 21%.
Android
A diferença é que o Windows é pago e o Linux é gratuito. ... O Linux é um sistema aberto, vc pode conhecer todo o cédigo fonte e, se tiver capacidade, edita-lo. O Windowm é fechado. Só o Tio Bill e meia dúzia de pessoas tem acesso a todo código fonte.
Aproveite o tablet com tecnologia 4G