EQST

Como Calcular Indenizaço Substitutiva Do Seguro Desemprego?

Como calcular indenização substitutiva do seguro desemprego?

Se o valor apurado for inferior ao salário mínimo, utilize o salário mínimo da época da rescisão para o cálculo da indenização substitutiva do seguro-desemprego. Se o seu cliente for um pescador artesanal, empregado doméstico ou trabalhador resgatado, o valor do seguro-desemprego é de 1 salário mínimo fixo.

O que é uma indenização substitutiva?

Acontece que, muitas vezes, não é possível voltar às condições da situação anterior e é nessa hipótese que se resolve por uma indenização que substitui o dever originário da parte em cumprir as suas obrigações. Daí o termo indenização substitutiva.

Qual o valor da indenização substitutiva?

VALOR DA INDENIZAÇÃO SUBSTITUTIVA. Segundo expressa previsão do art. 15 da Lei nº. 8.

O que é indenização substitutiva do FGTS?

VALOR DA INDENIZAÇÃO SUBSTITUTIVA. 8.

Qual o valor de uma indenização trabalhista?

Se o ofendido pede R$ 3.

O que é uma indenização trabalhista?

Indenização trabalhista é a compensação financeira paga pelo empregador e recebida pelo empregado, quando há o descumprimento da lei trabalhista. Isso acontece quando é necessário garantir uma determinada quantia ao trabalhador com o objetivo de amenizar uma situação sofrida.

Quanto tempo demora para receber uma indenização trabalhista?

10 dias

Como funciona o processo por danos morais?

20 situações que podem ser qualificadas para processo de danos morais. Dano moral é a consequência de um ato ilícito que provoca danos psicológicos na vítima, causando transtornos, mágoa, humilhação ou vergonha, ou seja, qualquer tipo de sentimento que possa trazer abano físico e mental.

Como arbitrar o valor do dano moral?

O arbitramento da indenização por danos extrapatrimoniais deve ser feito de forma equitativa, conforme aludido pelo legislador do Código Civil de 2002 nas hipóteses de ofensas contra a honra (art. 953, parágrafo único) ou contra a liberdade pessoal (art. 954, parágrafo único).

Quais os critérios para fixação do dano moral?

O fator cronológico é a parte objetiva presente no critério da duração do sofrimento experimentado pela vítima, que está contido no critério da extensão do dano. Nesse contexto, quanto maior o tempo da duração da ofensa, maior o valor indenizatório necessário para compensar o sofrimento.

Como o juiz deve arbitrar os danos morais?

Para o arbitramento da reparação pecuniária por danos morais, o juiz deve considerar as circunstâncias fáticas, a repercussão do ilícito, as condições pessoais das partes, bem como a razoabilidade e a proporcionalidade.

O que estabelece o método bifásico de avaliação do dano moral?

O magistrado explicou que o método bifásico analisa inicialmente um valor básico para a indenização, considerando o interesse jurídico lesado, com base em grupo de precedentes que apreciaram casos semelhantes. Em um segundo momento, o juízo competente analisa as circunstâncias do caso para fixação definitiva do valor.