Mistura de soluções de mesmo soluto
O mol, símbolo mol, é a unidade de medir quantidade de matéria. Um mol contém exatamente 6,x 1023 entidades elementares. Este número é o valor numérico fixo da constante de Avogadro, NA, quando expresso na unidade mol-1, o número de Avogadro. (Unidade de Base ratificada pela 26ª CGPM – 2018).
M = 2,0 mol/L dissolvidos em cada 1,0 litro da solução. Essa informação é muito importante porque a maioria das reações químicas ocorre em meio aquoso e seguem uma relação estequiométrica. Assim, saber as concentrações em termos de quantidade de matéria é importante.
Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.
Calcular a fração de uma quantidade é multiplicar uma parte da quantidade pela quantidade. Em outras palavras, a parte multiplica o todo. Por exemplo, calcular 1/3 de um saldo de R$ 660,00. O cálculo da fração da quantidade obtido foi 220, ou seja, R$ 220,00.
A fração em quantidade de matéria ou fração molar é a relação entre a quantidade de matéria em mol do soluto (ou do solvente) e a quantidade de matéria da solução.
O exemplo dado acima refere-se ao tipo de concentração que é chamado de concentração comum, que é calculado pela fórmula C = m/v, sendo C a concentração, m, a massa do soluto, e v o volume da solução. Além da concentração comum, existe também a densidade. Ela é calculada pela fórmula d = m/V.
A densidade é a razão entre a massa de um material com o volume que ele ocupa. Então, para transformar uma medida de massa para o volume, basta saber qual a densidade do líquido. A partir disso, para converter de grama para litro basta dividir a massa pela densidade.
1ml = 1g (Na unidade de medidas do sistema internacional). Logo: 200g = 200ml.
Para a água, temos 100 g = 100 ml. Explicação passo-a-passo: Nesta questão, temos uma unidade de massa e outra unidade de volume. Por isso, para converter uma em outra, precisamos de mais uma informação: a densidade.
Assim, sabendo que 1 litro é igual a 1 decímetro cúbico, e que este é igual a 1.