A mensuração de uma avaliação de desempenho varia conforme o segmento de atuação da empresa ou a área do colaborador. O setor de RH (Recursos Humanos) pode, por exemplo, planejar uma reunião de feedback a cada três meses após realizada a avaliação para acompanhar o desenrolar de metas a curto prazo.
O que fazer com o resultado da avaliação de desempenho profissional?
O que fazer com o resultado da avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante na gestão de pessoas, pois é eficaz na análise do desempenho individual e também da própria equipe. Por meio da avaliação de desempenho, é possível verificar vários aspectos profissionais do colaborador.
Explicar os objetivos da avaliação de desempenho e da reunião de devolutiva. Falar de forma amigável e descontraída, mas sem deixar de ser sincero e empático com o colaborador, pois esse processo pode ser aversivo. Procurar ser menos subjetivo quanto possível e falar de forma clara e objetiva.
Uma devolutiva é a análise de uma atividade após ser feita. O estudo irá verificar quais foram os pontos positivos e quais foram os pontos negativos do processo que impactaram no resultado final. Essa é uma maneira prática de compreender de que forma todos os passos que compõem a entrega de uma atividade.
Para fazer uma reunião de devolutiva e dar a seus colaboradores a rota que eles precisam para desempenhar um bom trabalho é preciso uma Avaliação de Desempenho realizada corretamente e que inclua todos os aspectos importantes do trabalho desempenhado na organização.
Na área de Gestão de Pessoas, o termo feedback é utilizado para caracterizar o procedimento que tem por objetivo criar um círculo virtuoso de crescimento da equipe. Trata-se de uma avaliação de desempenho, que pode ser pontual ou periódica, positiva ou não, e deve ser vista de forma construtiva.
Sendo a comunicação o mais importante para avaliar o desempenho, o feedback é a principal ferramenta para construir a união da empresa e seus colaboradores, pois permite clara negociação de objetivos, portanto, todos saem ganhando quando as metas são atingidas.
O conceito de feedback pode ser entendido como resposta ou reação a alguma atitude. ... Nesse sentido, o feedback é um elemento utilizado, principalmente pelas equipes de Recursos Humanos, para alinhar objetivos e expectativas, desenvolver colaboradores e manter a produtividade e a motivação na empresa.
O feedback é parte fundamental do processo que orienta as pessoas a apresentarem comportamento e desempenho apropriados a uma determinada situação, fazendo com que saibam como estão sendo vistas no mercado ou no ambiente de trabalho, desta forma, podemos saber como estão sendo vistos e avaliados ao redor.
10 dicas de como dar feedback sem dramas!
O feedback é um tipo de avaliação realizada com grupos de colaboradores ou individualmente sobre suas ações e resultados conquistados. Ele pode ser positivo, quando o funcionário ou equipe têm um excelente desempenho, servindo para incentivá-lo a buscar melhores resultados.
O que NÃO fazer na hora do feedback
As 8 regras de ouro do feedback