Irrigação – Quando adequada, mantém o solo úmido, evitando assim a formação de rachaduras que facilitam a entrada da broca para alimentação e oviposição nas raízes tuberosas.
150 dias
A cultura da batata-doce é responsiva à adubação nitrogenada e potássica de cobertura, porém, os maiores incrementos de produtividade são alcançados com as doses de N e K combinadas. A adubação de cobertura com N e K não acarreta em aumento da quantidade de raízes tuberosas impróprias para a comercialização.
Qual é a causa disso? Rachaduras nas raízes de batata-doce podem ocorrer por vários fatores. Porém, é mais provável elas aparecerem quando, após um período de estiagem, ocorre excesso de umidade no solo devido à irrigação ou à incidência de chuvas.
Ela surgiu na região da Cordilheira dos Andes e era plantada nas roças dos índios muito antes da chegada dos portugueses. Da espécie dos tubérculos, a batata-doce também é muito conhecida nas mesas das famílias japonesas.
A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.) é uma espécie dicotiledónea pertencen- te à família botânica Convolvulaceae, que agrupa aproximadamente 50 géneros e mais de 1000 espécies, sendo que unicamente a batata-doce tem expressão económica.
Para plantar batata-doce, o solo deve ter boa drenagem e ter textura limo-argilosa. Os regos devem ter 30 cm de largura e devem ter um espaçamento entre eles de 1 metro. No espaçamento entre plantas,deve-se considerar uma distância entre 24 a 35 cm.
Vamos conhecer também a característica de plantio de cada um dos produtores de destaque da agricultura brasileira....Sudeste.
>>> ESPAÇAMENTO O mais utilizado para o plantio da batata-doce varia de 80 a 100 centímetros entre leiras e de 25 a 40 centímetros entre plantas. Para solos mais férteis, no entanto, a recomendação é de espaçamentos menores. As ramas são plantadas em leiras de 20 a 40 centímetros de altura.
160 dias
Recomenda-se irrigar duas vezes por semana, até os 20 dias; uma vez por semana, dos 20 aos 40 dias; e a cada duas semanas, após os 40 dias até a colheita. A depender da localidade e da época de plantio a mesma cultivar poderá demandar mais ou menos água durante o ciclo de produção.