Resposta: Como sendo a agitação das suas moléculas que compõem o gás. Quanto maior a temperatura de um corpo, maior podemos dizer que é a energia cinética de suas moléculas, e consequentemente o número de colisões entre si.
De acordo com o SI, a unidade de medida da energia é joule (J). Por definição, 1 joule é a quantidade de energia que precisa ser transferida para que um objeto mova-se um metro contra a ação de uma força externa de 1 N. Além do joule, existem outras unidades de medida de energia, como a caloria.
As máquinas térmicas são equipamentos que apresentam a função de transformar energia térmica em energia mecânica útil e dentre as máquinas térmicas tem-se duas principais classificações, as máquinas térmicas de combustão externa (motores de combustão externa) e as de combustão interna (motores de combustão interna).
Um exemplo simples desse tipo de situação é o que ocorre quando acionamos os freios de um veículo, nesse caso, estamos aplicando uma força dissipativa nas suas rodas, que têm a sua energia cinética convertida em energia térmica. O freio converte parcialmente a energia cinética do veículo em energia térmica.