TODOS SENTADOS EM CÍRCULO, UMA PESSOA VAI PASSANDO POR TRÁS, FORA DO CÍRCULO, COM UM OBJETO NA MÃO ENQUANTO TODOS CANTAM. QUEM ESTÁ NA RODA NÃO PODE OLHAR PARA TRÁS.
Para se trabalhar as parlendas e instigar o interesse dos alunos sobre o tema, a sugestão é iniciar com brincadeiras cantadas, como “Corre cutia”, por exemplo. A partir deste entusiasmo, elaborar um texto instrucional. Para isso, pergunte aos alunos quem já brincou de “Corre cutia” e quem conhece a letra da música.
pega-pega com ciranda
Brinca-se assim:
Corre - cutia brincadeira relacionada ao projeto sobre cantigas de roda da 1. ° Fase, durante essa atividade nós estimulamos a coordenação motora, o equilíbrio, a direção, a atenção, a concentração, o esquema corporal e agilidade.
Um participante, que será o mestre, fica em pé, andando em volta da roda, com um pedaço de pano na mão, enquanto os outros cantam: “Lencinho na mão, caiu no chão; moça bonita do meu coração; galo que canta corococó; chupa cana com um dente só; é 1, é 2, é 3; acabou a sua vez”.
Conhecida também como Lenço atrás, os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó.
A brincadeira “Corre Cotia”, também chamada de “Pega-pega com ciranda” ou “Lenço atrás”, é típica do Centro-Oeste do Brasil. Não se sabe sua origem exata, apenas que é considerada uma parlenda típica do folclore brasileira muito antiga. Sua cantiga varia de acordo com a cultura local.
Limpar praças e parques Recolher materiais plásticos ou bitucas de cigarro deixados por cidadãos mal-educados em áreas verdes, por exemplo, é uma forma de zelar pela conservação da cidade.
Pode-se verificar então que o lazer se destaca nas necessidades sociais, pois ele proporciona ao cidadão momentos de descontração e socialização com outros indivíduos, principalmente em espaços como parques públicos, praças e até mesmo em espaços privados como um shopping.
Manter, resguardar e melhorá-los são obrigações do poder público municipal....5 dicas para melhorar o espaço público da sua cidade
Os espaços públicos são de responsabilidade do governo; as prefeituras, por exemplo, cuidam das praças, fazendo a manutenção dos bancos e dos jardins. Mas quem ajuda a preservar e cuidar dos espaços públicos? A população é a responsável por manter os espaços públicos preservados.
O aproveitamento e o respeito com o espaço público são fundamentais para que a sociedade possa fazer bom proveito desses locais, que, quase sempre, não possuem a devida atenção que merecem. ... Além disso, pode tirar jovens e adultos de uma situação social de risco, integrando-os à sociedade.