Podemos classificar as dores como:
A dor pode ser aguda ou leve, constante ou intermitente, latejante ou estável. Às vezes, pode ser muito difícil descrever a dor. Pode-se sentir num só local ou sobre uma área extensa. Sua intensidade pode variar de leve a intolerável.
Quais são as características da dor? A dor pode ser pulsátil, em peso, em pressão, em cólica, latejante, em queimação ou em “ferroada”. Pode também ter início súbito ou insidioso, além de poder ser intermitente ou persistente.
Os médicos devem avaliar a causa, a gravidade e a natureza da dor e seu efeito sobre atividades, humor, cognição e sono. A avaliação da causa da dor aguda (p. ex., dor lombar, dor torácica) difere da avaliação da dor crônica.
As 10 doenças que provocam as piores dores que um ser humano são:
A definição amplamente aceita da dor foi elaborada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor: "A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidular real ou potencial, ou é descrita em tais termos."
Por que avaliar e mensurar a dor? Conhecer a dor ou sofrimento do paciente • Elaborar tratamentos mais adequados à condição dolorosa • Poder verificar os resultados das intervenções analgésicas • Serve como medida para basear o tratamento ou a conduta terapêutica.
O precursor da abordagem da dor foi John Bonica, com seu texto clássico de 1953, atua- lizado em 1990. Bonica introduziu o conceito de que a dor é uma entidade patológica específica, e não apenas um sintoma (CAILLIET, 1999).
Descubra quais são as piores dores do mundo:
Segundo pesquisas, o corpo humano consegue aguentar aproximadamente 47 dels. Partindo disso, para se ter um meio de comparação, estabeleceu-se que o parto causa 57 dels de dor, o equivalente a sentir 20 ossos sendo quebrados de uma só vez. Por outro lado, o tão temido chute no saco poderia causar 9 mil dels.
O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez...
A dor máxima para uns pode ser apenas “9”, mas para outros pode ser “8”. O mesmo quadro, em doentes diferentes, pode reproduzir dores diferentes. Ou ainda, o mesmo quadro, em momentos diferentes do mesmo doente, pode ocasionar uma dor analogicamente diferente.
Dentre os procedimentos mais dolorosos, demonstrados na tabela 2, destacam-se as cirurgias abertas (colectomia, hernioplastia hiatal, coledocotomia, colostomia, gastrostomia), com 100% de dor, e a laparotomia com aproximadamente 60%.
64,4 km/h
O Que acontece: sobre a terra o corpo humano está submetido a uma pressão de 1 atm (atmosfera). A cada 10 metros que um mergulhador afunda há um aumento de 1 atm de pressão.