Os principais sintomas da difteria, que surgem geralmente após seis dias da infecção, são: Membrana grossa e acinzentada, cobrindo as amígdalas e podendo cobrir outras estruturas da gargante. Dor de garganta discreta. Glânglios inchados (linfonodos aumentados) no pescoço.
Porém, a bactéria que causa difteria produz uma toxina que pode danificar o coração, os rins e o sistema nervoso. A difteria já foi uma causa principal de mortalidade infantil. O tétano (trismo) causa espasmos musculares intensos, que é resultado de uma toxina produzida por bactéria.
Prevenção - A principal forma de prevenção do tétano é vacinar a população desde a infância com vacinas com o componente tétano, tais como vacina penta (difteria, tétano, pertussis, hepatite B e Haemophilus influenzae B), administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, sendo o primeiro reforço aos 15 meses e o segundo ...
A vacina do tétano, também conhecida por vacina antitetânica, é importante para prevenir o desenvolvimento dos sintomas do tétano em crianças e adultos, como febre, rigidez do pescoço e espasmos musculares, por exemplo.
O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral.
O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa.
O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir dessa idade, um reforço a cada dez anos após a última dose administrada. reforço caso a última dose tenha sido há mais de 5 anos.
Porem a que mais doi é a bezetacil devido a mesma ser formada por pó e agua na qual os cristais dentro do musculo fica dolorido até serem absorvidos. diferente do profenid que tem pó porem é soluvel em agua e forma uma solução homogenea e desta forma doi menos.
Ao ser injetada, a solução tensiona as fibras e causa dor. No caso da penicilina benzatina – “nome completo” da benzetacil –, há um agravante: se o frasco não for devidamente agitado antes da aplicação, a solução não fica homogênea, e os cristais que sobram na dose agridem a fibra e aumentam a dor.