Ratos ainda podem roer chumbo, alumínio, cimento, tijolo e plástico. Em seis meses, dois ratos consomem 14 kg, de comida, e produzem 5,5 L de urina e 25 mil cíbalas de fezes!
Se você apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo, alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente.
Mas, se mesmo assim o cheiro se mantiver no colchão, existem duas técnicas disponíveis: a primeira é só aplicar vinagre de maçã em um pano e passar sobre o colchão. A segunda é espalhar bicarbonato na cama e deixar agir por oito horas, antes de remover com aspirador.
O vinagre branco neutraliza o odor e ajuda a tirar a urina. Borrife generosamente a solução em cima da mancha e deixe-a agir por cinco minutos. Deixe o colchão molhado, mas não encharcado. Talvez você precise preparar mais uma leva de solução se a quantia não for suficiente para cobrir toda a área afetada.
Amônia. O cheiro de amônia é muito desagradável para os roedores, pois é semelhante ao odor emitido pela urina de grandes predadores, e isso assusta os ratos facilmente. Compre amônia em pó e misture com água. Pulverize este remédio caseiro nos cantos, atrás dos móveis e em áreas problemáticas.
Confira medidas preventivas simples que você pode aplicar hoje mesmo:
Coloque um pouco de extrato de baunilha nas lâmpadas apagadas. Ao acendê-las mais tarde, elas irão aquecer o extrato emitindo um delicioso cheiro; Uma boa opção para cheiros particularmente fortes: deixe ferver vinagre branco em uma pequena panela de 30 a 45 minutos.