Uma metodologia de avaliação de projetos envolve a escolha de um conjunto de critérios e o uso de indicadores consistentes com os critérios escolhidos e que permitam efetuar um julgamento continuado e eficaz, mediante a comparação com os padrões de desempenho anteriormente estabelecidos.
Os indicadores de projetos (ou KPIs) são ferramentas utilizadas no gerenciamento para medir a performance de projetos. Estes indicadores permitem acompanhar, avaliar e controlar métricas precisas de desempenho. Em outras palavras, os indicadores servem para entender se um projeto está caminhando bem ou mal.
Em projetos sociais, indicadores são parâmetros qualificados e/ou quantificados que servem para detalhar em que medida os objetivos de um projeto foram alcançados, dentro de um prazo delimitado de tempo e numa localidade específica.
Os indicadores de projetos (KPIs) funcionam como termômetros que indicam se um projeto está performando bem ou mal. Por isso, é preciso cuidado redobrado na hora de decidir quais KPIs acompanhar. Neste post você irá aprender: Qual a importância de utilizar indicadores de projetos.
Os indicadores servem para mostrar o que está bom e o que precisa ser melhorado. Recomendamos começar prioritariamente por uma área que necessite ser acompanhada com atenção, que é o desperdício.
Os indicadores de atividade são usados na análise financeira de uma empresa e servem para medir a rapidez com que várias contas são convertidas em vendas ou caixa. Entre os indicadores mais utilizados estão: giro de estoques, giro de caixa e período médio de cobrança.