Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. ... O predicado é a parte da oração em que há verbo, portanto, não existe predicado que não possua verbo ou locução verbal.
De acordo com o tipo de núcleo os predicados se classificam em: Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo.
"Você está imundo."
Qual o tipo de sujeito da frase "A folha caiu no outono"? Na frase acima, o sujeito é “A folha” e seu núcleo: folha. Para encontrar o sujeito da ação, perguntamos para saber quem praticou a ação ou observarmos a quem ou o que o verbo da frase faz referência. Assim, temos: “o que caiu no outono?”: a folha.
Resposta. classificação: predicado nominal.
Em: "Os alunos saíram do teatro encantados", o núcleo do predicado é: saíram encantados. A resposta certa é a Alternativa "D".
Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).
Portanto, o núcleo do predicado é o verbo “protestar” conjugado na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito. Quando o núcleo for um verbo, esse predicado será chamado de predicado verbal. Observe agora outro exemplo: Os estudantes estavam nervosos.
Elemento da oração a respeito do qual damos alguma informação. Seu núcleo (palavra mais importante) pode ser um substantivo, pronome ou palavra substantivada.
O sujeito de uma frase é quem executa a ação. Na regra, ele vem antes do verbo. Em "Ele está feliz", o sujeito é "Ele". Em "Jane andou até o banco", o sujeito é "Jane".