Resposta. Resposta: nao se queimar Mantenha materiais inflamáveis e produtos de limpeza longe de lugares que possam pegar fogo. Evite deixar seu fogão acumulando gordura, verifique sempre os exaustores do eletrodoméstico e, sempre fique na cozinha quando estiver usando o fogão.
6 – Cite 3 exemplos de efeitos danosos do fogo. – Perdas materiais causadas pelo fogo. – Perdas de vidas humanas. – Problemas respiratórios causados por inalação de fumaça de incêndio.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Para fogo em madeira, tecido e papelão use extintor com água. Para líquidos inflamáveis, como álcool e gasolina, pó químico. No caso de materiais elétricos, extintor de pó químico ou gás carbônico, nunca use água.
A água é o agente extintor de uso mais comum e é um extintor muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido, neblina nos incêndios de Classe A ou vapor, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles.
No entanto, a água não apaga todos os tipos de fogo. ... O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, etc. Esse, deve ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.
O agente líquido aquoso para classe K (acetato de potássio) foi projetado para extinção de fogo em gordura animal e vegetal.
Extintor de incêndio portátil novo com carga de pó químico para combate em princípio de incêndio CLASSE D (metais pirofóricos como Sódio, Magnésio, Bário, Cálcio, Potássio, Alumínio, Zinco, Titânio e Zircônio), exceto LÍTIO.
Como funciona: Basicamente o extintor classe K é composto de base alcalina que, quando entra em contato com algum tipo de gordura ou óleo, aliado à alta temperatura, causa uma reação chamada saponificação. Então essa reação forma uma espuma, que consegue abafar o fogo e conter a combustão.