O capítulo 2 de Atos no Novo Testamento, descreve um dos maiores eventos de conversão que ficou conhecido como o dia de Pentencostes. Naquele dia, “agregaram-se à Igreja quase três mil almas”. Mosias 18 contém o registro de uma reunião batismal às margens das águas de Mórmon em que 240 pessoas foram batizadas.
O “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. ... Assim, Pentecostes também é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias após a Páscoa.
O episodio de Pentecostes é narrado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos tentados a responder que apenas os Doze apóstolos é que receberam o Espírito Santo.
Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. O Cenáculo, a partir deste momento, passa a ser considerado um símbolo de sacralidade na ótica cristã, pois até então era considerado pelos judeus como apenas um lugar de reuniões.
Os discípulos receberam o Espírito duas vezes Ou seja, no dia em que ressuscitou e apareceu aos apóstolos, Jesus lhes deu o Espírito pela primeira vez. Após ter sido exaltado, deu-lhes o Espírito pela segunda vez, no dia de Pentecostes.
34 d.C.
No último capítulo e revelado que quem matou Estevão com um golpe de tesoura foi Madá (Nanda Costa), ela matou o vilão porque ele prometeu dinheiro a ela e não pagou.
Até hoje não se sabe ao certo como morreu o discípulo que deu continuidade à missão na Ásia, nas regiões de Frígia e Hierápolis. Há relatos que ele tenha morrido de causas naturais, mas também há estudiosos que acreditam que ele morreu enforcado, apedrejado e até crucificado em Hierápolis.
Como morreram os 12 apóstolos.
Filipe, o Evangelista (em grego clássico: Φίλιππος; romaniz.: Philippos), foi um missionário cristão do século I e um dos Setenta Discípulos. Ele é citado diversas vezes no Atos dos Apóstolos, mas não deve ser confundido com Filipe (apóstolo).
Filipe, o Apóstolo foi um apóstolo de Cristo e mártir. ... São Filipe era natural de Betsaida, uma cidade da Galileia (São João 1:44). De acordo com o Evangelho segundo São João (1:43), diz-se que São Filipe foi chamado por Jesus para ser seu seguidor e que foi ele quem apresentou São Natanael a Cristo.
Segundo o Talmude Babilônico dos judeus, esses eram chamados “eunucos desde que viram o sol“, isto é, desde o momento do nascimento. ... Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus.
1. Guardião castrado de um harém. 2. [Figurado] Homem estéril ou impotente para o coito.
A expressão “enunciado concreto”, advinda do pensamento bakhtiniano, foi empregada em contraposição a teorias que consideravam a língua como abstrata ou mecânica, e nessa nova construção de sentidos, inserida dentro de uma perspectiva dialógica, a linguagem e o sujeito foram visibilizados com base na alteridade.
No enunciado devem-se apresentar todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise. Essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo.
Benveniste formula uma teoria da enunciação, que a concebe como uma instância de mediação entre a língua e a fala. Greimas, na Semântica estrutural, diz que seria necessário, para efetuar uma boa descrição semântica, normalizar o texto, isto é, eliminar dele as categorias da enunciação.
Dessa forma, a linguagem será o lugar onde o indivíduo se constitui como falante e como sujeito. Essa noção está desenvolvida na teoria da enunciação postulada por Benveniste, a qual direciona os estudos sobre a linguagem para uma nova situação.