As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada ...
A inteligência, em um sentido puramente etimológico, refere-se a esta capacidade de discernimento”. ... Uma pessoa inteligente tem poder para dirigir sua vida e capacidade para evitar que outros a determinem com vistas a fins diversos.
Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência: Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
A importância das múltiplas inteligências para educação
Os jogos cooperativos apresentam elementos que são consonantes com a teoria de Jean Piaget e que contribuem para processo de inclusão e socialização de alunos com necessidades educativas especiais, atreladas ou não à deficiência, em âmbito escolar regular.
A Teoria das Inteligências Múltiplas contribui para a Educação Inclusiva partindo do pressuposto de que sujeitos diferentes aprendem de formas diferentes, desconstrói o conceito de inteligência, reformulando, aprimorando e diversificando as metodologias de ensino ao substituir a testagem tradicional pelo método ...
Como principais resultados, a inteligência musical é a mais desenvolvida pelos acadêmicos, seguida das inteligências intrapessoal e interpessoal. Já a menos desenvolvida é a lógico-matemática. Em relação aos docentes, a inteligência mais presente é a linguística, seguida da interpessoal e da intrapessoal.
Alguns pesquisadores buscam medir as inteligências múltiplas através de perguntas simples permeando cada conceito de cada inteligência e definindo no que o analisado tem aptidão ou bloqueio.
“as habilidades Conceituais estão relacionadas ao pensar, raciocinar, diagnosticar situações e ao formular alternativas para solução dos problemas. Também precisa ter ou desenvolver capacidade cognitiva de planejar o futuro, interpretar a missão, desenvolver a visão e perceber oportunidades."