O calor é espontaneamente transferido do corpo que possui temperatura mais alta para o que possui temperatura mais baixa, e o calor só é transferido enquanto os corpos possuírem temperaturas diferentes entre si, isso porque uma vez que é atingido o equilíbrio térmico, os corpos adquirem a mesma temperatura e deixa de ...
Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. ... À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra.
Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente. Se você cavar na areia de uma praia no calor, vai descobrir que a areia de baixo é fria. Com a água é diferente, o calor consegue se espalhar, e assim, esquenta menos e mais devagar.
O ar próximo ao chão perde calor quando sobe. À medida que sobe, a pressão sobre ela é menor e a bolha se expande, perdendo calor. 3. Ao chegar ao topo da montanha, o ar está tão frio que transforma a umidade ambiente em neve.
As pesquisas informam que as cidades são mais quentes por causa do fenômeno denominado"ilha de calor Urbana". simplificado: o calor fica preso nas coisas metrópoles. O resultado é que as áreas urbanas podem ficar 3 a 12 graus mas quente que as rurais e durante à noite tudo isto tende a emitir o calor absorvido.
Se você não quiser ir tão longe, dê uma chegadinha até o canal de Moçambique, entre o leste africano e a ilha de Madagascar. Nessa área, a água também costuma atingir temperaturas acima de 27 ºC – no sudeste do Brasil, por exemplo, a temperatura média é de 24 ºC.
Quando há vento sul, a água está mais quente. Quando o vento é leste ou nordeste, ocorre o contrário. Barletta salienta que, mesmo com a forte influência dos ventos, pode ser que a temperatura fique também mais amena na água. Seria a influência das correntes marítimas.
Praia Grande
Praia Azeda e Azedinha
Com mais de 26 praias paradisíacas, Búzios mantém viva sua natureza exuberante!
Sem dúvida os maiores atrativos da cidade de Búzios, são as mais de 20 praias, com vegetação variada, formatos, temperatura da água e características únicas, algumas como verdadeiras piscinas naturais, outras com ondas radicais, ideais para a prática esportiva.
Dicas práticas pra aproveitar as praias de Búzios Vou falar primeiro sobre a temperatura. Existe uma divisão curiosa entre as praias da península que poucos conhecem: o lado esquerdo tem águas frias devido à passagem de correntes marítimas mais geladas. Já as praias do lado direito possuem águas mais quentes.
Acontece que essas características da praia de Arraial do Cabo se dão por conta de um fenômeno oceanográfico chamado ressurgência (ou afloramento). Neste processo natural, as águas profundas e mais geladas (o que torna o banho de mar um pouco mais frio do que o comum) são levadas à superfície.
Quando os ventos quentes de nordeste sopram na costa do Rio de Janeiro, empurram a camada superficial de água para alto mar, movimento que é reforçado pela rotação da Terra. Para repor a camada quente deslocada, uma grande massa de água fria, proveniente da região polar, sobe do fundo do mar.