Quando Surgiu O Primeiro Jornal Do Mundo?

Quando surgiu o primeiro jornal do mundo

Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e qual foi o primeiro jornal do mundo, mas os historiadores atribuem ao lendário Imperador Romano Júlio César esta invenção.

Ao que tudo indica, Júlio César, além de um excelente general e comandante, também foi um ótimo profissional de marketing: para poder divulgar suas conquistas militares e informar o povo da expansão do Império (fazendo obviamente muita propaganda pessoal), César criou a chamada Acta Diurna, o primeiro jornal de que se tem notícia no mundo.

O inventor trouxe ao mundo a prensa de papel, construída com base tecnológica de tipos, letras que podiam ser movimentadas. Mesmo que hoje isso pareça muito simples e ainda artesanal, a prensa de Gutenberg foi considerada por muitos como um passo para a Era da Renascença, trazendo o despertar do jornalismo profissional. 

O rádio atacava os jornais tradicionais de duas maneiras diferentes: primeiro roubando anunciantes e a preferência do público e também roubando os próprios profissionais de jornalismo que agora passavam também a trabalhar no rádio.

DÚVIDAS?

DÚVIDAS?

Era uma publicação oficial, diária, de suas conquistas militares, e ainda de ciência e de política, para todo o império e para além dele. Para escrever a Acta Diurna, surgiram os primeiros profissionais de jornalismo do mundo, os chamados ‘Correspondentes Imperiais’. Eles eram enviados para todas as regiões e províncias romanas para acompanhar e escrever as notícias. Reconhecida como a base do conceito e o formato geral dos jornais e do jornalismo modernos, bom saber que:

Durante a Idade Média, pode-se dizer que os jornais e o jornalismo tiveram o seu maior salto tecnológico: a prensa de papel inventada pelo Alemão Johannes Gutenberg possibilitou que o trabalho que antes era realizado manualmente pudesse ser feito por máquinas, tornando a publicação de livros de jornais muito mais ampla, rápida e barata.

Onde estudar Jornalismo

Apesar de resistirem bravamente à invenção do rádio, a televisão veio para demolir de uma vez por todas a hegemonia dos jornais e do jornalismo clássico: a partir de 1950 a TV se tornou o principal canal de mídia do mundo, posição que por sinal ocupa até hoje.

E você sabe como nasceu o jornalismo? É natural pensar que é um paradoxo parecido com o do ovo e a galinha, pois contar fatos sempre esteve presente no cerne do ser humano. É só parar para pensar nos registros de pinturas rupestres nas cavernas, ali temos uma amostra de registros para noticiar como viviam e se comunicavam. 

Os Jornais e a Atividade do Jornalismo na Idade Moderna (Era da Informação)

Os Jornais e a Atividade do Jornalismo na Idade Moderna (Era da Informação)

Como ainda não existia nenhuma tecnologia de impressão, a Acta Diurna era produzida em grandes placas brancas de papel e madeira, bem similar a um outdoor. As placas eram expostas nas principais praças para que pudessem ser lidas gratuitamente. 

O mundo digital está tão integrado atualmente ao jornalismo que podemos ver muitos profissionais da área usando e abusando de dados, estatísticas, aplicativos e tudo o que a tecnologia tem para oferecer. 

A Bíblia de Gutenberg, considerada por muitos a obra prima do inventor Alemão, foi o primeiro livro a ser produzido, lançado e vendido com a tecnologia da prensa mecânica de papel.

Institucional

Com “publicações” diárias, a Acta Diurna fez nascer os primeiros jornalistas do mundo: os Correspondentes Imperiais, que eram enviados para todas as províncias romanas para acompanhar os fatos e escrever sobre eles. 

A WAN (World Association of Newspapers), a associação que cuida da atividade de jornalismo no mundo, calcula que nos dias de hoje, aproximadamente 900 milhões de pessoas leem jornais diariamente, principalmente no Japão e na China, onde o costume de ler jornais é mais forte (7 entre os 10 jornais mais lidos do mundo são orientais).

Deixe o seu comentário

A Acta Diurna era uma publicação oficial do Império Romano, criada no ano de 59 a.C. durante o governo imperial de César. Ela trazia notícias diariamente para a população de todos os cantos do Império (e de fora dele) falando principalmente de conquistas militares, ciência e de política.

A prensa de papel, construída com base na tecnologia dos tipos (letras) móveis e também da prensa de vinho (que já era conhecida na Europa) permitiu que Gutenberg criasse toda uma nova indústria.

Editorias

Os jornais do século XX, por sua vez, reagem e adotam várias medidas para se tornarem mais modernos e populares: adotam pela primeira vez a publicação em larga escala de fotos grandes e coloridas (anteriormente as imagens eram todas em preto e branco), passam a usar em seus artigos uma linguagem mais popular e também criam novas sessões dando mais espaço aos esportes e ao humor.

Apesar da diminuição da importância dos jornais devido as novas tecnologias, os jornais e a atividade de jornalismo tradicional ainda ocupam um espaço de grande destaque no mundo, sendo a segunda principal mídia atrás apenas da televisão.

Quando surgiu a mídia no mundo?

A origem do termo vem da “prensa móvel”, um processo gráfico que foi pesquisado e inaugurado por Johannes Guttenberg em 1440 e séculos depois, no início do século XVIII foi adaptado para fabricar jornais. ... Gutemberg teve a idéia de utilizar tipos móveis fabricados de uma liga de chumbo e antimônio.

Quando surgiu a revista impressa?

Resposta. Resposta: Com a invenção da imprensa por Johannes Gutenberg, por volta do ano 1450, a Alemanha teve uma grande vantagem em relação aos outros países europeus para reproduzir livros, jornais e inclusive revistas em grande escala.

Em que ano surgiu o primeiro jornal online?

1995

Qual foi o primeiro jornal online do mundo?

Em tempo: o San Jose Mercury News é considerado o primeiro jornal na Web, lançado em 1994. No Brasil, o primeiro foi o Jornal do Commercio (não, não foi o Jornal do Brasil), também em 1994.

Como era o jornal de antigamente?

O jornal era escrito em grandes placas brancas e expostas em locais públicos onde transitavam muitas pessoas. As Acta informavam os cidadãos sobre escândalos no governo, campanhas militares, julgamentos e execuções. ... Foi só na primeira metade do século XVII que os jornais começaram a surgir como publicações periódicas.

Como o jornal era produzido?

O primeiro registro de um jornal ocorreu na Roma Antiga, em 59 a.C. (antes de Cristo), na Europa. ... Como era um jornal feito a pedido dos políticos, reza a lenda que não eram publicadas informações negativas, como derrotas em batalhas.

Como as notícias eram transmitidas no passado?

Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens. O telégrafo consiste num instrumento criado com o objectivo de transmitir mensagens a longas distâncias. ... Existiam 3 tipos de telégrafos, o Telégrafo de Tochas, o de Tambores e o de Fumo.

Como as cartas eram entregues antigamente?

Antigamente, as correspondências eram todas escritas. A comunicação era feita por cartas, telegramas, telégrafos ou jornais impressos. Essas informações, por vezes, levavam dias para chegar. Saibam que, em períodos de guerra, o carro dos correios tinha prioridade em relação ao carro de bombeiros e até ambulância.

Como se enviavam mensagens antigamente?

A correspondência por carta era um Deus nos acuda, dependendo da distância, demorava meses para chegar. Entretanto, existia uma vantagem: o destinatário sempre recebia as mensagens que lhes eram dirigidas, isso graças aos carteiros, que faziam suas rotas durante anos seguidos, até se aposentarem.

Como as pessoas mais velhas se exercitavam antigamente?

Resposta. Resposta: Pescando, caçando, plantando, entre outros. Explicação: Essas eram atividades essenciais para a sobrevivência.

Como era antigamente nos tempo de nossos avós?

Eles passaram por muitas experiências pelas quais ainda não passamos. Muitos viram guerras, recessões, mudanças de governo. Viveram outros costumes, passaram por muitas fases diferentes em outros tempos da história do mundo. ... As histórias de vida são repletas de experiências e podemos aprender muito com eles.

Como era a vida na roça antigamente?

Próximo às 9 horas todos se sentavam no chão ou sobre o cabo da enxada e almoçavam e perto do meio dia era o momento de tomar aquele café reforçado com pão, queijo, manteiga, banana e o que tivesse sobrado da marmita do almoço. Às 6 da tarde, ou quando o sol se escondesse no horizonte, era hora de voltar para a casa.

Como era o modo de vida de antigamente?

Antigamente, na minha terra, as pessoas viviam da agricultura. Não havia máquinas, água canalizada nem eletricidade. ... Para ter água faziam poços, minas e fontes onde iam buscá-la para beber e cozinhar . As roupas eram feitas à mão pelas costureiras ou alfaiates e era lavada nos lavadouros.

O que posso fazer na roça?

Coisas da roça

  1. O bom e velho fogão de lenha. Roça é sempre sinônimo de fogão a lenha e não há nada melhor do que uma comida quentinha feita naquela estrutura toda de barro. ...
  2. Fruta colhida do pé ...
  3. Recolher os ovos da galinha. ...
  4. Banho de rio. ...
  5. Leite direto da vaca. ...
  6. Contato com a natureza. ...
  7. Moinho de café ...
  8. Tramela como fechadura.

Como se divertir na roça?

Vamos aproveitar os dias de sol do verão para colocar a criançada para se divertir ao ar livre com uma das nossas sugestões:

  1. Brincadeira com lençol e bexiga. ...
  2. Brincar de ver estrelas no céu. ...
  3. Fazer um jogo da velha humano. ...
  4. Acerte a bolinha. ...
  5. Fazer ondas com semente no lago. ...
  6. Brincar de fotografar.

O que fazer para ganhar dinheiro na roça?

Veja boas ideias de negócios lucrativos para ganhar dinheiro na roça:

  1. Comece uma criação de animais. ...
  2. Monte uma horta de produtos alimentícios. ...
  3. Invista no turismo e atividades rurais. ...
  4. Abra um pesqueiro. ...
  5. Monte negócios rurais no ramo do plantio. ...
  6. Produza silagem para vender. ...
  7. Monte uma pequena fábrica de produtos da roça.

O que se tem em uma fazenda?

há estrutura da sede, currais, galinheiro, chiqueiro, estábulos; número e conservação dos maquinários e ferramentas; quantidade de área desmatada e virgem; se tem eletricidade.

O que se produz em um sítio ou fazenda?

Sítio. ... O cultivo da lavoura e o cuidado com animais, como equinos e bovinos, é possível em sítios. Outro detalhe é que eles podem ter um curso d'água ou, até mesmo, uma pequena lagoa. Muitas vezes quem gerencia a produção, é o próprio dono e sua família, daí se origina a chamada agricultura familiar.

Quais são os animais que vivem na fazenda?

Animais da Fazenda: conheça a turma que vive no Dona Francisca

  • Os Cachorros. Crianças que moram na cidade tem a possibilidade de ter um cãozinho de estimação, mas acabam tendo que brincar com eles em lugares pequenos como apartamentos ou no quintal de suas casas. ...
  • A Vaca Milu. ...
  • O Pato Oscar. ...
  • O Coelho Oliver. ...
  • O Porquinho Dino.